O Corinthians volta a campo no próximo domingo (30), contra o Botafogo, na Neo Química Arena, buscando se recuperar no Campeonato Brasileiro após a derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro na última rodada. A equipe alvinegra, semifinalista da Copa do Brasil, enfrenta dificuldades para emplacar boas sequências no nacional, e as oscilações já começam a soar como um filme repetido na trajetória de Dorival Júnior.
O técnico, que foi campeão nos mata-matas da Copa do Brasil com Flamengo (2022) e São Paulo (2023), tem enfrentado críticas por seu desempenho no Campeonato Brasileiro. Em ambos os clubes, ele não conseguiu superar a marca de 60% de aproveitamento no torneio de pontos corridos. No Timão, os números são ainda mais preocupantes.
Desempenho no Timão
Em 27 jogos pelo Corinthians, Dorival Júnior conquistou apenas 9 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, resultando em 43,2% de aproveitamento. Com 28 gols marcados e 29 sofridos, a equipe ocupa a 11ª colocação na tabela, com 45 pontos, e vê suas ambições no Campeonato Brasileiro diminuírem. O Timão praticamente não tem mais chances de alcançar a Libertadores via pontos corridos, mas garantiu 94,9% de probabilidade de disputar a Sul-Americana.
O clube alvinegro encara o Botafogo, Fortaleza, fora de casa, e o Juventude nas últimas três rodadas da competição nacional.
Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians
Dorival Júnior com o Corinthians no Brasileirão
- 27 jogos
- 9V - 8E - 10D
- 43.2% aproveitamento
- 28 gols marcados
- 29 gols sofridos
Pelo São Paulo no Brasileirão 2023
- 37 jogos
- 14V - 11E - 12D
- 47.7% aproveitamento
- 39 gols marcados
- 36 gols sofridos
Pelo Flamengo no Brasileirão 2022
- 28 jogos
- 15V - 5E - 8D
- 59.5% aproveitamento
- 50 gols marcados
- 29 gols sofridos
Apesar de não ter alcançado os números desejados no Brasileirão, o foco de Dorival e do Corinthians segue voltado para a semifinal da Copa do Brasil, marcada para o dia 10 de dezembro contra o Cruzeiro. O título nacional será, sem dúvida, um grande desafio, mas a prioridade está na busca por um bom desempenho nas competições eliminatórias.
