Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra histórico negativo, Cristóvão dirige seu primeiro clássico no Timão

Treinador de 57 anos comandou 25 clássicos nas cinco últimas temporadas, por Vasco, Bahia, Fluminense, Flamengo e Atlético-PR. Aproveitamento é baixo, inferior a 45%

Foto: Daniel Augusto Jr
Escrito por

Os 80% de aproveitamento do técnico Cristóvão Borges no comando do Corinthians serão colocados à prova neste domingo, quando ele encara seu primeiro clássico pelo clube, diante do São Paulo. Até o momento, o treinador contratado em junho venceu quatro partidas (Santa Cruz, América-MG, Flamengo e Chapecoense) e foi derrotado uma única vez (Atlético-MG). No Majestoso, às 16h, na Arena Corinthians, além do desafio do primeiro compromisso com alta rivalidade, ele desafiará uma incômoda estatística pessoal: ele tem mais derrotas do que vitórias em clássicos como técnico.

Ao todo, em cinco anos desde a promoção a técnico do Vasco para o lugar de Ricardo Gomes, que se ausentou por motivos de saúde, Cristóvão dirigiu diferentes equipes em 25 clássicos regionais. São dez vitórias, três empates e 12 derrotas, com aproveitamento de 44% dos pontos disputados. A última vitória em clássicos, por sinal, ocorreu há mais de dois anos, em 11 de maio de 2014, quando seu Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0.

Pelo Vasco foram 13 clássicos, com seis vitórias, um empate e seis derrotas. A seguir, uma vitória e um empate em duas partidas contra o Vitória pelo Bahia, além de três vitórias, um empate e duas derrotas em seis duelos pelo Fluminense. Nos dois últimos trabalhos, dirigindo Flamengo e Atlético-PR, nenhuma vitória. Pelo Fla, três derrotas em três jogos, e pelo Furacão um compromisso e um resultado negativo.

Para superar o histórico negativo em clássicos, Cristóvão vive um momento positivo no comando do Corinthians. Elogiado internamente e também em entrevistas, o profissional que tem contrato no clube até o fim de 2017 está impondo seu estilo. O Corinthians pode até alcançar a liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo, caso vença o São Paulo e o Palmeiras seja derrotado pelo Internacional. Em entrevista ao L! nesta semana, o técnico explicou suas ideias.

- Time campeão sabe defender, todo campeão. É uma marca. Quem não sabe defender dificilmente será campeão. O que eu procuro fazer é justamente colocar algumas coisas que acho, com meu estilo, em cima disso. A ideia é defensivamente ter uma solidez e aí colocar outras coisas, posse de bola, troca, movimentação, para ser envolvente no ataque. Meu trabalho no início tem sido esse e a gente está caminhando bem - disse.