Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com classificação e liderança certas no Paulistão, Corinthians aguarda apenas adversário das quartas

Água Santa, Guarani e Inter de Limeira disputam ponto a ponto a segunda colocação do grupo A

O Corinthians jogará as quartas de final do Paulistão em Itaquea (Foto: José Manoel Idalgo / Ag. Corinthians)
Escrito por

O Corinthians foi auxiliado pelo Palmeiras neste fim de semana. Com a vitória do clube alviverde por 2 a 0 sobre o Guarani, no Allianz Parque, no último domingo (8), o Timão assegurou a sua liderença no grupo A do Campeonato Paulista, o que dará o direito a equipe alvinegra jogar a partida única das quartas de final da competição estadual em casa. 

E o feito só aconteceu mesmo graças ao triunfo da equipe palmeirense, já que o Time do Povo foi derrotado pelo São Paulo, por 1 a 0, no estádio do Morumbi, na última rodada do Paulistão. 

> TABELA - Confira a tabela e simule os jogos do Campeonato Paulista
> GALERIA - Veja todos os técnicos estangeiros da história do Corinthians

Agora, com a classficação a próxima fase do campeonato garantida, bem como a liderença da chave, o Corinthians aguarda somente o seu adversário. E a briga pela segunda colocação está equilibrado, com um ponto de diferença separando Inter de Limeira, atual vice-líder do grupo, com 11 pontos, e Água Santa e Guarani, que possuem 10 e estão na terceira e quarta colocação, respectivamente. 

O Timão é o único time na primeira chave do Paulistão com um jogo a menos, este contra o Palmeiras, válido pela sexta rodada, que aconteceria entre na semana do dia 12 de fevereiro, mas foi adiado, já que o clube palestrino estava em Abu Dhabi, nos Emirados Arábes Unidos, para a disputa do Mundial de Clubes. O confronto foi remarcado para a próxima quinta-feira, dia 17 de março. 

Ainda assim, como o clube alvinegro está com a classificação e liderança assegurada às quartas de final do Paulistão, esse jogo ausente não terá influência na disputa por quem será o rival corintiano na primeira fase mata do Estadual neste ano. 

Neste momento, a Inter de Limeira, que enfrentou o Corinthians nas quartas de final do Paulistão no ano passado, com o ponto que tem de vantagem sobre Água Santa e Guarani, seria adversária do Timão. O Leão depende apenas de si e enfrentará São Bernardo, em casa, e Santo André, fora, nas duas últimas partidas da primeira fase do Paulistão. Qualquer empate em uma desses jogos já dará brecha para que os time de Diadema e Campinas ultrapassem os limeirenses. 

Por sua vez, o Netuno encarará o Santo André, em clássico do ABC, em casa, e o Santos, na última rodada, na Vila Belmiro. E o Bugre medirá forças contra a Ferroviária, em Campinas, e o São Bernardo, na cidade do adversário. 

Desde 2014, quando a Federação Paulista de Futebol adotou o modelo atual de disputa do Paulistão, com as equipes divididas em chaves e os dois classificados por grupo se enfrentando nas quartas de final, o Corinthians só não liderou a sua chave em 2014, quando ficou em terceiro e nem para o mata-mata foi, e 2020, quando ficou em segundo, atrás do Red Bull Bragantino, mas se classificou chegando até a final, quando perdeu para o Palmeiras. 

Nesta edição do Campeonato Paulista, o Timão é o quarto colocado, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, em nove jogos, ficando atrás de Palmeiras, Bragantino e São Paulo, os três primeiros em ordem.