Portugal

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Leves’ sem CR7, João Félix e Bruno Fernandes ditam o ritmo de Portugal na Copa do Mundo

Com mais liberdade em campo, a dupla deu três assistência na vitória de Portugal sobre a Suíça

Bruno Fernandes e João Félix formam a nova dupla ofensiva de Portugal (Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP)
Escrito por

Na última década, a seleção portuguesa ficou marcada por ser um time de uma estrela solitária: Cristiano Ronaldo. Agora, com uma de suas melhores gerações da história, o protagonismo é dividido, com João Félix e Bruno Fernandes dando o tom desta nova fase de Portugal.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

O meia do Manchester United e o atacante do Atlético de Madrid já vinham se destacando na Copa do Qatar, mas no 6 a 1 contra a Suíça ambos foram fundamentais, comandando e liderando a equipe em campo.

+ Veja tabela e simule o mata-mata da Copa do Mundo

O diferencial na atuação contra os suíços foi a presença de CR7 no banco de reservas. Assim, João e Bruno tiveram mais liberdade no ataque e uma menor obrigação de sempre tentar buscar o camisa 7. Nas oitavas de final, Portugal teve sua partida com mais finalizações certas (9) e menos passes trocados (27,2) para chutar ao gol.

O resultado para os dois veio na forma de assistências. Duas de João Félix para Gonçalo Ramos e uma de Bruno Fernandes para Pepe. Após a partida, o meia do United falou sobre a resposta dada pela equipe na ausência de CR7.

- Os garotos de 17 e 18 anos sobem à equipe principal e não gostam de estar no banco, então imaginem um jogador que conquistou tudo o que já conquistou, ambicioso. É difícil para qualquer um ficar de fora, mas o mais importante é a resposta que demos em campo. O objetivo é o mesmo para todos, seja o Cristiano ou outro jogador - disse Bruno.

Dos 12 gols marcados por Portugal no Qatar, sete tiveram participação direta de Bruno Fernandes e João Félix, expoentes da nova geração portuguesa.