Portugal

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ao L!, jornalista português analisa clima em Portugal com polêmicas de CR7: ‘Não vai atrapalhar’

David Novo, do jornal "Record", opinou sobre as declarações e o comportamento de Cristiano Ronaldo em Portugal

CR7 é a principal esperança de Portugal na Copa (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)
Escrito por

Todo grande astro carrega uma aura e peso imensurável nas pessoas ao seu redor. Por isso, qualquer ato ou declaração pode acarretar em críticas positivas ou negativas. Com Cristiano Ronaldo não é diferente. Desde cedo o português adotou o perfil midiático e egocentrista, e em sua quinta e última Copa do Mundo, CR7 chega ao Qatar carregado de polêmicas.

+ Veja comparações de figurinhas de jogadores veteranos da Copa do Mundo

Um dia antes da apresentação de Portugal, o primeiro trecho da entrevista de Cristiano ao jornalista britânico Piers Morgan foi ao ar, onde o craque atacou o técnico Eric Ten Hag, revelou se sentir traído no Manchester United e acusou "algumas pessoas" de tentarem forçar sua saída do clube inglês, onde é ídolo.

Do dia para a noite, o craque incendiou o cenário futebolístico às vésperas de uma Copa na qual Portugal é visto como um dos favoritos. Cristiano foi muito criticado pelo timing da entrevista e por ter ‘contaminado’ o ambiente antes do Mundial.

Para entender melhor a repercussão das declarações de CR7 no vestiário da seleção lusitana, o LANCE! conversou com David Novo, jornalista do diário português “Record”.

+ Veja tabela e simule a fase de grupos da Copa do Mundo no Qatar

David, que já conviveu no dia a dia da seleção nacional, entende que a entrevista não afetará o foco e concentração dos convocados pois os jogadores estão acostumados com o fato de Cristiano Ronaldo dominar o debate público.

- Não vai atrapalhar. Aquela entrevista é muito focada nele, no United. Ela ganhou repercussão quando Cristiano iniciou a preparação em Portugal. Isso causou um impacto porque as perguntas na coletivas eram sobre ele. Isso tira o foco de Portugal e dos jogadores para Cristiano. Os jogadores e o técnico estão habituados a isso. Acredito que não vai afetar porque os jogadores não têm tempo para pensar nessas coisas - afirmou.

CR7 voltou aos treinos neste sábado (19) (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

Outro episódio que colocou mais lenha na polêmica foi o cumprimento de Cristiano com Bruno Fernandes no primeiro treino de Portugal. O olhar sério do atacante para seu companheiro de clube fez as pessoas interpretarem o gesto como ‘frio’.

No entanto, David mostrou confiança na versão apresentada por João Mário, onde ele explica que foi apenas uma brincadeira entre os dois atletas, e reiterou a importância do contexto para entender o ocorrido.

- As imagens foram divulgadas sem som, e parece haver uma tensão. Quando a polêmica explodiu, fontes da federação portuguesa e próxima dos jogadores disseram que foi uma brincadeira. Eu acredito nessa versão. Só quem está no vestiário pode dizer se é ou não verdade. Entendo que gerou uma confusão porque sem som as imagens mostram uma coisa. Foi mais um episódio para desestabilizar a seleção, mas os jogadores são experientes, estão habituados a lidar com a comunicação e os torcedores, sabem a pressão dos grandes jogos - ponderou David Carmo.

Com uma de suas melhores gerações, Portugal tem a chance de provar que possui um elenco mentalmente forte, capaz de ignorar os problemas externos e focar no título.