Holanda

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Holanda já ganhou a Copa do Mundo? Confira a melhor campanha do país na história

Laranja Mecânica, apesar de tradicional no esporte, nunca conquistou a taça do torneio

Johan Cruijff, ídolo da Holanda, não conseguiu erguer o troféu da competição (Foto: Divulgação)
Escrito por

A seleção da Holanda nunca ganhou uma Copa do Mundo. Com três finais disputadas e três derrotas, as equipes marcadas por craques como Johan Cruijff, Neeskens e Robben não conseguiram passar por outras grandes seleções em decisões. Abaixo, o LANCE! conta com mais detalhes a história do país no torneio.

+ Veja até qual fase o Brasil foi em cada Copa do Mundo que disputou desde 1930

Os vice-campeonatos em 1974, 1978 e 2010 foram os momentos mais marcantes da Holanda em Copas. Em 22 edições, a Laranja Mecânica participou 11 vezes da competição, tendo disputado pela primeira vez em 1934, quando não passou da primeira fase.

Em 1974, a seleção holandesa encantou o planeta, mas não terminou a competição com o título. Comandada por Rinus Michels e liderada por Cruijff, a equipe revolucionou o esporte com o "futebol total", modelo de jogo no qual os jogadores atuam em todas as posições do campo durante a partida, com enorme movimentação.

A Holanda chegou invicta na grande decisão, contra a Alemanha Ocidental, país-sede da competição. Aos 2 minutos, em Munique, Neeskens abriu o placar. Porém, com gols de Breitner e Gerd Müller, dois destaques alemães, os donos da casa viraram a partida e ergueram o título.

Quatro anos depois, a Laranja Mecânica não tinha mais Cruijff, mas seguia com grandes nomes em campo. Como no ano anterior, realizou uma grande campanha e chegou na decisão contra os donos da casa. Dessa vez, no entanto, o duelo foi contra a Argentina.

No Monumental de Núñez lotado, os noventa minutos terminaram em 1 a 1, com gols de Mario Kempes, para os hermanos, e Nanninga, para os holandeses. O tempo extra foi marcado pelo domínio dos mandantes: gols de Kempes, mais uma vez, e Bertoni, e segundo vice para o país europeu.

Albiceleste campeã mundial sobre a Holanda (AFP)

A Holanda demorou a chegar mais uma vez em uma final de Copa do Mundo. Em 2010, na primeira e única edição realizada em continente africano, o time de Robben, Sneijder e Van Persie eliminou o Brasil nas quartas, o Uruguai na semifinal, e pegou a Espanha na final.

No Estádio FNB, na África do Sul, a partida entre as duas grandes seleções foi marcada pelo alto número de cartões. Ao todo, foram 14 amarelos e um vermelho, aplicado para Johnny Heitinga, da Holanda.

O tempo normal terminou em 0 a 0 entre a Laranja Mecânica e os espanhóis, apelidados de "amarelões" por conta da ausência em finais até então. A prorrogação repetiu o enredo de 1978: a Holanda não resistiu, levou gol nos minutos finais - marcado por Andrés Iniesta - e ficou com o vice-campeonato pela terceira vez.

Agora, no Qatar, a Holanda integra o Grupo A, ao lado de Qatar, Equador e Senegal. Sob o comando de Van Gaal, a equipe de Memphis Depay e Van Dijk busca o título inédito para o país europeu.