Espanha

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Espanha na Copa do Mundo 2022: veja os convocados, destaques e agenda

Após campanhas ruins em 2014 e 2018, espanhóis chegam ao Mundial com uma seleção jovem e renovada

Seleção da Espanha chega ao Qatar com uma nova geração (MIGUEL RIOPA / AFP)
Escrito por

A seleção da Espanha chega ao Qatar para a disputa da Copa do Mundo de 2022 com uma nova geração e talentos em ascensão. Contudo, a Roja também busca não repetir os erros e vexames dos últimos mundiais.

Campeã em 2010 sobre a Holanda na África do Sul com sua geração de ouro, a Espanha amargou uma eliminação vexatória na fase de grupos da edição de 2014 no Brasil. Em 2018, mais envelhecida, caiu para a Rússia, dona da casa, nos pênalti,s nas oitavas de final.

CLASSIFICAÇÃO PARA A COPA
​A Espanha teve um caminho tranquilo para o Mundial do Qatar. Em oito partidas do Grupo B das eliminatórias, a equipe do técnico Luis Enrique se classificou em primeiro lugar, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 15 gols marcados e cinco sofridos.

+ Veja a tabela da Copa do Mundo 2022

DESTAQUES
Renovada, a Espanha chega com um time jovem, porém estrelado. Luis Enrique optou por mesclar a juventude com a experiência de jogadores mais veteranos. Os grandes destaques dos espanhóis em 2022 certamente estão no meio-campo, principalmente Pedri e Gavi.

A jovem dupla do Barcelona, de 19 e 18 anos respectivamente, se destaca no futebol espanhol. Ambos são tratados como grandes promessas e, ao mesmo tempo, realidades. Em um país que se notabilizou por revelar grandes meias, a Espanha segue bem servida no setor.

+ França na Copa do Mundo 2022: os convocados, destaques, dias e horários dos jogos

AUSÊNCIAS
Luis Enrique optou por deixar de fora três nomes experientes: o goleiro David De Gea, titular na última Copa, o zagueiro Sergio Ramos, campeão do mundo em 2010, e o meia Thiago Alcântara, tido como um dos melhores da posição na atualidade.

AGENDA
A Espanha está no Grupo E e fará sua estreia na Copa na quarta-feira, 23 de novembro, diante da Costa Rica, às 13h (de Brasília). No domingo, dia 27, encara a Alemanha às 16h, e encerra sua participação na fase de grupos no dia 1 de dezembro contra o Japão, também às 16h.

CONVOCADOS

GOLEIROS: Unai Simón (Athletic de Bilbao), Robert Sánchez (Brighton) e David Raya (Brentford).
DEFENSORES: Dani Carvajal (Real Madrid), César Azpilicueta (Chelsea), Eric Garcia (Barcelona), Hugo Guillamón (Valencia), Aymeric Laporte (Manchester City), Pau Torres (Villarreal), Jordi Alba (Barcelona) e Gayà (Valencia).
MEIO-CAMPISTAS: Sergio Busquets (Barcelona), Rodrigo (Manchester City), Pedri (Barcelona), Gavi (Barcelona), Koke (Atlético de Madrid), Marcos Llorente (Atlético) e Carlos Soler (PSG);
ATACANTES: Alvaro Morata (Atlético de Madrid), Ferrán Torres (Barcelona), Dani Olmo (RB Leipzig), Nico Williams (Athletic de Bilbao), Pablo Sarabia (PSG), Marco Asensio (Real Madrid), Yeremy Pino (Villarreal) e Ansu Fati (Barcelona).

TIME BASE
​Unai Simón; Carvajal, Guillamón (Laporte), Pau Torres e Gayà (Jordi Alba); Busquets, Pedri e Gavi (Koke); Asensio (Ferran Torres), Morata e Dani Olmo.

Técnico: Luis Enrique