Argentina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem leva? Argentina e Croácia têm excelente aproveitamento nos pênaltis em Copas do Mundo

Albiceleste têm vitórias acumuladas em quase todas as disputas, enquanto os croatas mantêm série invicta desde 2018

As equipes já saíram vitoriosas de disputas por pênaltis nesta Copa do Mundo (EFE / Montagem LANCE!)
Escrito por

Argentina e Croácia se preparam para um grande duelo, digno de semifinal de Copa do Mundo. Pelas características de ambas as equipes, imagina-se um jogo equilibrado, embora a Albiceleste costume atacar mais. No entanto, os dois times partilham de um mesmo ponto forte: as disputas por pênaltis. Embora os sul-americanos estejam quase perfeitos nos Mundiais, os croatas carregam 100% de aproveitamento desde 2018. 

+ Copa do Mundo: torcida da Argentina provoca brasileiros antes de jogo contra a Croácia


ARGENTINOS EM ALTA

A Argentina venceu cinco das seis disputas de pênaltis que disputou em Copas do Mundo, totalizando aproveitamento superior a 80%. A primeira delas, inclusive, foi contra a Iugoslávia, que, mais tarde, se dividiria e originaria a Croácia que conhecemos hoje. Na ocasião, em 1990, as equipes empataram em 0 a 0, e a Albiceleste venceu por 3 a 2 nas penalidades, mesmo que Maradona tenha desperdiçado sua cobrança. 

Além do duelo citado, a seleção argentina derrotou a Itália, também em 1990, a Inglaterra, em 1998, e a Holanda, em 2014 e nesta edição da Copa do Mundo. A única derrota da Albiceleste foi em 2006, quando a equipe comandada por José Pekerman acabou eliminada pela Alemanha, por 4 a 2. Os destaques da Argentina, curiosamente, têm sido os goleiros. Emi Martínez, por exemplo, parou a Laranja Mecânica na disputa da última sexta-feira.

Lautaro marcou o gol que classificou a Argentina nos pênaltis (FRANCK FIFE / AFP)

CROATAS INVICTOS

Desde a implosão da Iugoslávia, a Croácia disputou seis edições de Copa do Mundo. Em 1998, a primeira do período, ficou logo na terceira colocação e quase chegou à final, tendo perdido na semifinal para a França por 2 a 1, após estar vencendo por 1 a 0. Após participações apagadas em 2002, 2006 e 2014, a equipe croata iniciou uma série impressionante em disputas por penalidades máximas. 

+ Técnico da Argentina esboça escalação para enfrentar a Croácia

Em 2018, a seleção comandada por Modric e Rakitic teve dois encontros com a marca da cal e saiu vitoriosa nas duas. Nas oitavas, a Croácia ganhou da Dinamarca por 3 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo normal e, nas quartas, bateu a anfitriã Rússia, por 4 a 3, depois de nova igualdade, dessa vez em 2 a 2. Os croatas triunfaram sobre a Inglaterra na semifinal e ficaram com o vice-campeonato, por causa da derrota para a França.

Nesta edição, curiosamente, a Croácia também disputou vaga nas quartas e na semifinal da marca da cal e, novamente, venceu nas duas. A equipe comandada por Zlatko Dalic bateu o Japão nas oitavas de final, por 3 a 1, e deixou o Brasil pelo caminho após empate heroico na prorrogação. Tudo isso para chegar entre os quatro melhores e enfrentar a Argentina, de Lionel Messi. 

Os croatas comemoraram muito a classificação sobre o Brasil (Adrian DENNIS AFP)

+ Veja a tabela da Copa do Mundo

As equipes se encaram nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. A expectativa é de casa cheia, já que os argentinos estão tomando Doha para si no período de Copa do Mundo. Quem triunfar encara o vencedor de França e Marrocos na grande final.