Copa América

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

A quatro meses da Copa América, Conmebol tem indefinições sobre VAR

Entidade ainda não sabe quantas câmeras serão utilizadas nos estádios que vão sediar a competição entre 14 de junho e 7 de julho, no Brasil

Carlos Astrosa deu explicações sobre o VAR em evento no Museu do Futebol (Foto: Guilherme Amaro)
Escrito por

Principal novidade na disputa da Copa América deste ano, o uso do árbitro de vídeo (VAR) ainda tem indefinições. A Conmebol, organizadora do torneio, não decidiu quantas câmeras serão usadas nos estádios para auxiliar o juiz. Também não se sabe quais empresas fornecerão as imagens.

Na Copa do Mundo do ano passado, por exemplo, a Fifa utilizou 33 câmeras instaladas em cada estádio. Já na disputa da Copa do Brasil de 2018, a CBF utilizou 15 câmeras.

A Conmebol exaltou o uso do VAR na Copa América em evento realizado nesta quinta-feira, no Museu do Futebol. Em sua apresentação, o gerente técnico de arbitragem da entidade, o chileno Carlos Astrosa, destacou que a Conmebol é a primeira confederação no mundo a aplicar o VAR em seu campeonato.

Carlos Astrosa também falou sobre como será o funcionamento do VAR na Copa América. Não terá novidades em relação aos campeonatos anteriores. Ou seja, o VAR só poderá ser utilizado em lances de gol, cartão vermelho, pênalti e identificação de um jogador que cometeu a infração.

O evento desta quinta-feira contou com a presença do ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho, que sugeriu que a comunicação feita pelos árbitros de vídeo fossem abertas e disponibilizadas, a fim de dar mais transparência. No entanto, Astrosa disse que isso ainda não acontecerá na Copa América.

A Copa América será realizada entre 14 de junho e 7 de julho, em cinco cidades brasileiras. Os estádios que vão sediar os jogos são: Morumbi e Arena Corinthians, em São Paulo; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena Fonte Nova, em Salvador; Arena do Grêmio, em Porto Alegre; e Maracanã, no Rio de Janeiro.