Copa América

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

L! Espresso: A final da Copa América traz nova chance para Messi alcançar sua obsessão

A oportunidade parece grande demais para ser desperdiçada mais uma vez

Argentina bate Colômbia nos pênaltis e está na final da Copa América (Foto: AFP)
Escrito por

A tão esperada final da Copa América se confirmou. Com drama e definição só nos pênaltis, a Argentina superou a Colômbia e carimbou sua passagem para o Maracanã, onde enfrentará o Brasil no sábado.


Apesar da irrelevância do torneio em meio à pandemia, a decisão carrega não só a maior rivalidade da América do Sul, como também mais uma oportunidade de Lionel Messi vencer seu primeiro título pela seleção principal.

>Confira as estatísticas da Copa América

As conquistas até agora só passaram por Mundiais de categorias inferiores e pelo ouro olímpico conquistado em Pequim, em 2008. Pela equipe principal foram só derrotas em finais: uma na Copa do Mundo (2014) e três na Copa América (2007, 2015 e 2016).

A disputa do título também passa pelo embate à parte entre Neymar e Messi, também os maiores protagonistas do torneio. Mesmo sem torcida, o Brasil fará de tudo para não deixar que esta obsessão de Messi se realize, mas é inegável que um eventual triunfo argentino traria um componente histórico relevante, uma vez que o tabu é usado como termômetro para posicionar Messi entre os maiores da história e até mesmo no comparativo com Diego Maradona.

Para duas seleções que hoje parecem distantes de sonhar com título na próxima Copa do Mundo, a decisão da Copa América ao menos reservou um tempero para não cair no esquecimento. Para Lionel Messi, a chance parece grande demais para ser desperdiçada mais uma vez.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.