Colunas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CAMPO NEUTRO, por José Inácio Werneck: O Manchester City e o samba de Tom Jobim

Colunista do LANCE! fala sobre o final da temporada do Manchester City

De Bruyne e Haaland são os grandes nomes do Manchester City (Foto: OLI SCARFF / AFP)
Escrito por

O fim da temporada europeia está próximo e, com ele, a possibilidade do  Manchester City, de Pep Guardiola, alcançar um tricampeonato muito especial para a história do clube. 

Seria a conquista da Premier League, da Champions League e da Copa da Inglaterra na  mesma temporada. Até hoje um único clube inglês conseguiu a façanha: o Manchester United, em 1999. A menção do detestado rival Manchester United, da mesma cidade, só faz aumentar a sede  do Manchester City pela conquista.

A inimizade entre os dois clubes é tão grande que o Manchester City faz questão de dizer que, estritamente, só ele representa a cidade de Manchester. O estádio do Manchester United, o famoso Old Trafford, está na verdade localizado fora dos limites oficiais de Manchester.
Pertence apenas à area chamada de “Great Manchester”. O Manchester United seria uma espécie de Nilópolis, que oficialmente fica fora da cidade do Rio de Janeiro, o que não a impede de, uma vez ou outra, ganhar o desfile das Escolas de Samba. No caso do Manchester United, diga-se, vitórias até frequentes.

Quais são as possibilidades do Manchester City igualar o feito de seu odiado vizinho?

Manchester City em campo pela Premier League (Foto: LINDSEY PARNABY / AFP)


A final da Copa da Inglaterra, dia 3 de junho, será justamente contra ele, o Manchester United. A final da Champions League será no dia 10 de junho, em Istambul. Melhor dizendo, está marcada para lá, embora diga-se que pode ser transferida para Lisboa porque a situação
política na Turquia anda complicada. A única coisa certa por enquanto é que o Manchester City está na final da Copa da Inglaterra.

Na Premier League sua situação é vantajosa. Falta-lhe jogar contra o Everton, o Brighton e o Brentford, fora de casa, e o Chelsea, em casa.
Dos quatro jogos o de amanhã, contra o Everton, me parece o mais perigoso, não apenas porque será fora de casa como porque o adversário estará muito motivado para escapar da zona de rebaixamento. Quanto à Champions League, antes de mais nada o Manchester City terá que passar, nesta próxima quarta-feira, em casa, pelo Real Madrid, na segunda partida da semifinal. Sua situação é boa, pois empatou o primeiro jogo fora de casa.

Mas quando se tem o Real Madrid pela frente, o sonho do tri para o Manchester City pode ser como o samba de Tom Jobim e a a doce ilusão que se acaba na quarta-feira.