Parceiro - Claro Notícias

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo volta à fase de grupos da Libertadores; relembre campanhas anteriores

De volta à competição continental após 7 anos, veja o histórico do Fogão

Time do Botafogo classificado para a fase de grupos. (Foto: Vítor Silva / Botafogo)
Escrito por

Após superar o Bragantino, pela 3ª fase da pré-Libertadores, o Botafogo chegou novamente à fase de grupos na sua 6ª participação na Libertadores da América. O Lance! vem relembrar como foram as campanhas anteriores do Alvinegro da Estrela Solitário.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Na sua estreia, em 1963, o time era recheado de craques históricos, como Garrincha e Nilton Santos, e alcançou as semifinais após superar um grupo composto por Alianza Lima (PER) e Millonarios (COL). Na fase seguinte, uma reedição da final da Taça Brasil do ano anterior e novamente o Santos de Pelé e companhia levou a melhor e seguiu rumo ao bicampeonato.

Botafogo de Garrincha e Santos de Pelé travaram duelos históricos nos anos 1960, incluindo finais de Taça Brasil e semifinal de Libertadores. Reprodução/Twitter Pelé


Dez anos depois, na volta à competição, Brasil e Uruguai dividiriam um grupo com seus respectivos representantes, Botafogo e Palmeiras se juntaram a dupla Peñarol e Nacional, com os dois brasileiros se classificando à fase semifinal que nos anos 70 era em grupos de 3 participantes. Disputando vaga contra Colo-Colo (CHI) e Cerro Porteño (PAR), o time parou novamente nessa fase, com os chilenos avançando para a final.

23 anos depois, os grupos seguiam divididos por país, o Botafogo chegava com credenciais de atual campeão brasileiro e no sufoco conseguiu chegar nas oitavas, após ficar em 3º no seu grupo, a frente da Universidad Católica (CHI) e atrás de Universidad de Chile e Corinthians. Nas oitavas, o alvinegro caiu para o Grêmio, após empate no Rio e derrota por 2x0 no Olímpico.

2014, a espera foi um pouquinho menor para a volta do time de General Severiano. E a decepção não tardou a chegar com a eliminação ainda na fase de grupos, e pior, na lanterna atrás de Unión Española (CHI), San Lorenzo (ARG) e Independiente del Valle (EQU).

3 anos depois, em 2017, uma campanha que empolgou o torcedor e marcou o imaginário do botafoguense. Após liderar o grupo 1, diante de Barcelona (EQU), Estudiantes (ARG) e Atlético Nacional (COL), e avançar para as oitavas o Botafogo eliminou o Nacional de Montevidéu e seguiu para as quartas. O adversário? Novamente, após 21 anos, o Grêmio voltou a ser a pedra do sapato dos cariocas, que acabaram eliminados após derrota por 1x0 em Porto Alegre.

E chagamos nesse anos, após superar Aurora e Red Bull Bragantino na pré-Libertadores nos resta aguardar para ver qual será o futuro do Alvinegro da Estrela Solitário em 2024.

➡️ Dicas de aposta, Odds e mais em nosso canal de WhatsApp. Siga a Lance! Betting