Chapecoense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘O que podemos aprender com a reconstrução da Chapecoense’

Coordenador do curso de MBA em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan fala sobre o momento do clube catarinense e como o modelo de gestão ajuda na reconstrução

Chapecoense volta a campo neste sábado, na Arena Condá (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Chapecoense pode demonstrar ao futebol brasileiro uma visão totalmente diferenciada e moderna de se administrar um clube, através da gestão profissional. Tem demonstrado isto, nas atitudes e entrevistas de seus “novos” dirigentes e principalmente nas decisões tomadas. Sabendo distinguir entre clube e time de futebol, onde a gestão administrativa é a responsável pela continuidade de seus negócios.

Não é tratar o futebol como negócio e, sim como o “principal” produto do clube, que poderia fornecer outros produtos como basquete, vôlei, eventos, promoções, etc. Deixa claro que o clube é a empresa e o futebol é o seu principal produto, e oferece isso ao mercado e fãs. Caso queiram interpretar de outra forma, seus clientes e torcedores.

No momento em que “novos dirigentes” assumem a direção do clube, fica evidente que “separam” o clube do futebol e que passa a funcionar da seguinte forma:

CLUBE: A gestão profissional, onde envolvem diversas áreas e formas, típicas de administração empresarial como: missão, visão, objetivos e metas, planejamento estratégico, finanças, marketing, recursos humanos e patrimônio.

TIME: A gestão do futebol, envolvendo: elenco, comissões técnica, médica, física, educacional, logística de jogos, gestão do futebol, contratos, equipamentos, materiais, alimentação e estrutura.

MERCADO: Entendido de diversas formas, aqui apenas citado como: competições da qual a Chapecoense vai participar como: Libertadores, Recopa, Suruga, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Primeira Liga e Campeonato Catarinense.

O departamento de marketing tem trabalhado muito bem, utilizando diversas ferramentas e técnicas de marketing, para que a empresa e seus produtos possam ser adquiridos pelo mercado.
Algumas outras ponderações podem ser citadas como pontos de comprovação desta posição, fazendo uma analogia do acidente com péssimo resultado no ano, obrigando a diretoria a dispensar a maioria dos jogadores, comissão técnica e diretores. O time passa, mas o clube permanece.

*Jefferson José do Valle é coordenador e MBA da Trevisan Escola de Negócios, no curso em Gestão e Marketing Esportivo.