Chapecoense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conheça o Atlético Nacional, rival da Chape na final da Sul-Americana

Equipes começam a decisão já nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Atanasio Girardot

Atlético Nacional foi campeão da Libertadores após bater o Independiente Del Valle (Foto:AFP)
Escrito por

A Chapecoense não terá vida fácil na final da Copa Sul-Americana. Além de fazer sua primeira decisão internacional na história, o adversário será o atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional. Apesar de também ser um clube jovem, com apenas 69 anos, o time colombiano vive uma de suas melhores temporadas. O primeiro jogo acontece nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Atanasio Girardot.

Atualmente, estão em segundo no Campeonato Colombiano, com 39 pontos, apenas um atrás do líder Independiente Medellin. A equipe é comandada por Reinaldo Rueda há duas temporadas e conquistou a Copa Colômbia e a Superliga da Colômbia, além de já estar de olho no Mundial de Clubes, em dezembro.

O clube foi fundado em 1947 e é um dos times mais populares da Colômbia. Além disso, também é o maior campeão do país atualmente, com quinze títulos conquistados. Em 1989, o Atlético Nacional sagrou-se a primeira equipe colombiana a vencer a Libertadores, quando bateu o Club Olimpia, do Paraguai.

O Atlético conquistou a Libertadores neste ano (Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP)

TÍTULO DA LIBERTADORES:

A equipe comandada por Reinaldo Rueda fez a melhor campanha da fase de grupos, passando pelo Huracán (ARG) nas oitavas e eliminando o também argentino Rosário Central, nas quartas. Antes de chegar à decisão, o Atlético Nacional passou pelo São Paulo na semifinal, com Borja marcando todos os gols, nos dois jogos.

No jogo de ida da decisão, o Atlético conseguiu segurar o empate por 1 a 1 na casa dos adversários. Precisando apenas de uma vitória simples para faturar o bicampeonato do torneio continental, os colombianos fizeram o dever de casa contra o Independiente Del Valle no Estádio Atanasio Girardot, e venceram pelo placar de 1 a 0, coroando a grande campanha na competição.

Borja é o destaque do Atlético Nacional (Foto: Luis Acosta / AFP)

DESTAQUE:

O grande nome da equipe que também foi destaque durante durante a Libertadores é o atacante Borja, que fez os quatro gols do Atlético Nacional diante do São Paulo. Ele também fez o gol do título, contra o Independiente del Valle, e terminou como artilheiro da equipe na competição. Ele, inclusive, foi pretendido pelo Palmeiras.

Reinaldo Rueda chegou ao Atlético em 2015 (Foto: Rodrigo Arangua/AFP)

O TREINADOR:

Reinaldo Rueda começou sua carreira como treinador comandando as equipes colombianas Cortuluá, Deportivo Cali e Independiente Medellín. Após isso, foi treinar a seleção sub-20 do país, quando terminou o Mundial da categoria de 2003 em 3º lugar. Com a equipe sub-17, ficou em4º lugar no Mundial do mesmo ano.

A federação da Colômbia promoveu Rueda à seleção principal após um péssimo início nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. Ele não conseguiu se classificar para o Mundial daquele ano, ficando apenas em sexto, mas fez um bom trabalho à frente da equipe.

Em 2006, ele assumiu a seleção de Honduras e conseguiu uma classificação para a Copa do Mundo de 2010, que o país não conquistava há 28 anos. Após isso, comandou o Equador de 2010 a 2014 e conseguiu a classificação para o Mundial de 2014, no Brasil.

A equipe venceu o Cerro Porteño (Foto: Divulgação/Twitter)

CAMPANHA NA SUL-AMERICANA:

Na primeira fase, o Atlético Nacional venceu o Deportivo Municipal, do Peru, com duas vitórias. Uma por 5 a 0 fora de casa e outra por 1 a 0 no Estádio Atanasio Girardot. Na segunda fase, a equipe eliminou o Bolívar, mas sofreu um pouco. Após um empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o time conseguiu bater os adversários por 1 a 0 dentro de casa e avançaram.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Sol de América, do Paraguai. Após um empate por 1 a 1 fora de casa, a equipe comandada por Reinaldo Rueda venceu em casa por 2 a 0. Nas quartas, o adversário foi o Coritiba. Apesar dos brasileiros conseguirem um empate por 1 a 1 no jogo de ida, no Couto Pereira, os colombianos se sobressaíram em seu estádio e fizeram 3 a 1.

Na semifinal, a vaga veio mesmo com dois empates contra o Cerro Porteño, do Paraguai. No primeiro jogo, as equipes terminaram com um 1 a 1 no placar. No segundo, na Colômbia, o 0 a 0 deu à equipe da casa a vaga na final da Sul-Americana contra a Chapecoense.