Champions League

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De saída, Marcelo encerra ciclo no Real Madrid como maior campeão da história do clube

Brasileiro chegou ao clube em 2007 e deixa a equipe com 25 títulos conquistados

Marcelo foi o capitão do Real Madrid nesta decisão (Foto: PAUL ELLIS / AFP)
Escrito por

De Xerém para a história de um dos maiores clubes do mundo. Marcelo chegou ao Real Madrid em 2007 e quinze anos depois, encerra sua passagem como maior campeão da história do clube espanhol.

Neste sábado, o Real Madrid venceu o Liverpool por 1 a 0, gol de Vini Jr., e conquistou sua décima quarta Champions League na história, a quinta de Marcelo. O lateral, que já marcou gol em final de Liga dos Campeões, ficou no banco de reservas durante o jogo, mas foi o responsável por levantar a taça na premiação.

Em sua última temporada pelo clube, Marcelo viveu momentos de despedida do Real Madrid, e não poderia ter forma melhor de fechar o ciclo na equipe merengue.

+ Vinícius Júnior coroa ano perfeito com gol em final de Champions e está entre os melhores do mundo

Dentro de campo, Marcelo não teve sua melhor temporada. Preterido por Carlo Ancelotti pela titularidade de Ferland Mendy, o brasileiro ficou no banco de reservas por boa parte do ano, mas conquistou os títulos necessários para conseguir o feito de ser o maior vencedor da história do clube.

+ Melhor jogador da final, Courtois celebra título do Real Madrid na Champions: 'Somos os reis da Europa'

Com os títulos do Campeonato Espanhol, da Supercopa da Espanha e da Champions League, Marcelo ultrapassou Paco Gento e se tornou o maior campeão da história do Real Madrid com 25 títulos conquistados.

+ ATUAÇÕES: Courtois fecha o gol, Vinícius Júnior marca e decidem a Champions para o Real Madrid


Marcelo foi o encarregado de levantar a taça do décimo quarto título de Champions League do Real Madrid, sendo o primeiro brasileiro exercer tal ato como capitão da equipe. Um movimento simbólico, no que pode ter sido o seu último jogo com a equipe merengue.

Resta saber o futuro de Marcelo. Uma volta ao Brasil ainda não é certa, mas Fluminense e Botafogo poderiam ser possíveis destinos do lateral, que certamente ainda tem mercado no futebol europeu.

- Sim, este foi meu último jogo com o Real Madrid. Brasil? EUA? Ficar na Europa? Ainda acho que posso jogar mais uma Champions - disse Marcelo na zona mista após o jogo.

De certo é que, ficando na Europa ou não, Marcelo deixa o Real Madrid com um legado vencedor histórico no clube espanhol e que dificilmente será batido por outro jogador em um futuro recente.