Champions League

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com elenco maior e melhores peças, Liverpool encara Real Madrid mais forte do que em 2018

Jurgen Klopp promeveu mudança profunda no gol e no meio de campo, enquanto a zaga e o ataque mantiveram a estrutura

Liverpool reforçou elenco e se acostumou com decisões de 2018 para cá (Foto: Ben Stansall / AFP)
Escrito por

Real Madrid e Liverpool reeditam a decisão da Champions League de 2018, disputada em Kiev, na Ucrânia. Desta vez, o confronto acontece no Stade de France, mas com alguns personagens diferentes, principalmente nos Reds, que buscam fazer história.

CAMISA 1 E SEGURANÇA
​A principal mudança do Liverpool é na posição de goleiro. Na época, Jurgen Klopp contava com Karius como titular, mas o alemão se tornou o grande vilão da equipe de Anfield ao ser decisivo negativamente, com falhas em momentos chaves daquela decisão.

> Veja a tabela da Champions League

Após a derrota por 3 a 1 para o clube merengue, o arqueiro nunca mais vestiu a camisa dos Reds e foi emprestado para o Besiktas, da Turquia. Com isso, o clube inglês buscou a chegada de Alisson, que emergia na Europa devido às grandes atuações na Roma.

+ Tira-teima: Real Madrid e Liverpool duelam pela terceira vez na história em uma final de Champions League


Em quatro temporadas, o goleiro da Seleção Brasileira conquistou uma Champions League em seu primeiro ano e a Premier League no seguinte. O jogador ganhou status de ídolo e conseguiu dar segurança para a defesa de Klopp e aos torcedores.

Em 183 jogos, Alisson saiu de campo sem sofrer gols em 86 oportunidades e já até anotou um gol de cabeça com a camisa do Liverpool. Aos 29 anos, o atleta é, de forma incontestável, um dos grandes nomes do atual elenco.

Chegada de Alisson mudou o patamar do Liverpool <br>(Foto: PAUL ELLIS / AFP)

BASE MANTIDA
Na Champions League de 2017/2018, o Liverpool já contava com Alexander-Arnold na lateral direita, Robertson na ala esquerda e Van Dijk no miolo da zaga. Na grande decisão, a equipe de Anfield entrou em campo com Lovren fazendo parceria com o defensor holandês.

Joel Matip, que está nos Reds desde 2016, estava lesionado e não pôde participar da final. No entanto, Jurgen Klopp atualmente conta com Konaté, jovem zagueiro contratado nesta temporada junto ao RB Leipzig e que já tem dois gols na Liga dos Campeões.

+ Salah esbanja confiança e revela quem deve decidir a final da Champions League

MUDANÇA PROFUNDA
No meio de campo, Jordan Henderson, capitão da equipe na decisão de 2018, segue com o mesmo posto. No entanto, o inglês ganhou novos companheiros ao longo dos anos e não conta mais com as presenças de Wijnaldum, Emre Can e Lallana.

James Milner, titular naquela ocasião, passou a ser uma liderança no elenco, mas um reserva que entra constantemente. Por outro lado, Fabinho, contratado em 2018 junto com Alisson, assumiu a titularidade e é um dos grandes protagonistas do elenco.

Na última temporada, Thiago Alcântara também chegou e após um ano em adaptação, confirmou as expectativas e tem sido um dos pilares de Jurgen Klopp. No entanto, o espanhol é dúvida para o confronto por conta de uma lesão e Keita, que chegou junto com Fabinho em 2018, pode começar o duelo.

Luis Díaz se adaptou rapidamente ao Liverpool (Foto: Paul ELLIS / AFP)

UM SUL-AMERICANO POR OUTRO
​Em 2018, o trio formado por Salah, Mané e Firmino marcou época e fez muito sucesso. Todos seguem no elenco, mas o brasileiro perdeu espaço nos últimos meses por conta das chegadas de Diogo Jota e Luis Díaz.

+ Destaques na Champions League, Luis Díaz e Vini Jr. já se enfrentaram na Copa Sul-Americana

O colombiano de 25 anos, contratado na última janela de transferências de janeiro, surpreendeu o Anfield com grandes atuações e uma adaptação muito rápida ao plantel e ao futebol praticado na Inglaterra.

Na primeira decisão de Jurgen Klopp contra o Real Madrid, o Liverpool vivia sua 3ª temporada sob comando do alemão e o projeto ainda não havia conquistado troféus. No entanto, o jogo virou, os Reds se estruturaram, se acostumaram com finais, com taças e chegam mais prontos do que na final de quatro anos atrás.