Campeonato Paulista

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Água Santa
escudo default
1
1
escudo default
Bragantino

Nos pênaltis, Água Santa bate o Bragantino e pega o Palmeiras em sua primeira final do Paulistão na história

Após empate no tempo normal, Netuno deixou o Massa Bruta para trás no maior episódio da sua trajetória de 12 anos como time profissional 

Escrito por

Um jogo que teve de tudo: gols, falhas de goleiros, confusões, expulsões e história, principalmente para o Água Santa, que, ao bater o Bragantino, nos pênaltis, na noite desta segunda-feira (20), alcançou a final do Campeonato Paulista pela primeira vez. A equipe de Diadema vai enfrentar o Palmeiras na decisão, que acontece nos dias 2 e 9 de abril.

No tempo normal, a partida ficou empatada em 1 a 1. Alerrandro abriu o placar para o Massa Bruta no início do jogo, com um gol de letra, mas contando com uma ajuda do goleiro, e Lucas Tocantins igualou o marcador no começo do segundo tempo, aproveitando uma falha incrível do goleiro Cleiton, do Braga.

+ Conmebol divulga ranking dos 32 clubes que estão na Libertadores 2023

Já na disputa por pênaltis, o Água Santa saiu perdendo a sua cobrança, com Bruno Mezenga parando em Cleiton. Mas na sequência, Juninho Capixaba acertou a trave e deixou tudo em aberto. Depois, mais ninguém do Netuno desperdiçou as suas batidas: Luan Dias, Cristiano, Reginaldo e Júnior Todinho colocaram a bola na rede, com o último sendo responsável por confirmar a classificação histórica. Já no Braga, Sorriso parou no goleiro Ygor Vinhas, na segunda finalização da série.

O Água Santa também fez história nas arquibancadas. Com 11.507 torcedores presentes na Vila Belmiro, o Netuno viu o maior público da sua história, que nasceu na várzea na década de 80 e se tornou profissional no fim de 2011.

+ Confira a tabela do Campeonato Paulista e simule os jogos da competição

LETRA B, DE BRAGA

O Água começou a partida sem medo de se expor. Logo nos primeiros minutos já se via uma postura ofensiva da equipe de Diadema. Mas o custo de se expor é o espaço defensivo que se dá. E na primeira descida com perigo, o Bragantino aproveitou alguns erros do Netuno. O primeiro foi quando Thiaguinho saiu jogando errado, o segundo quando Andrés Hurtado caiu sozinho pelo lado terceiro, e o terceiro foi do goleiro Ygor Vinhas, que aceitou a ótima finalização de letra, do atacante Alerrandro, que teve todo o improviso do centroavante para abrir o placar a favor do Massa Bruta.

RESPOSTAS PERIGOSAS DO ÁGUA SANTA

Logo na sequência do gol sofrido, o Água Santa foi ainda mais para cima. O Netuno teve duas grandes chances. Na primeira, Lucas Tocantins recebeu um passe em profundidade, se posicionou bem e deixou Bruno Mezenga na cara do goleiro Cleiton. Porém, o centroavante foi travado por Juninho Capixaba na hora da finalização. Na sequência, Igor Henrique finalizou de longa distância e levou muito perigo para o goleiro do Bragantino, que pulou no canto direito e defendeu de mão trocada.

Água Santa fez história na Vila (Foto: Fernanda Luz e Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)

CLEITON ENTREGA O EMPATE AO ÁGUA SANTA

Se o Bragantino abriu o placar logo no início do primeiro tempo, o Água Santa usou do mesmo veneno na etapa final. Logo aos cinco minutos, o Netuno aproveitou uma falha absurda do goleiro Cleiton para igualar o marcador. O atleta do Massa Bruta tinha toda a liberdade para sair jogando, mas deixou Bruno Mezenga apertar, tentou o drible e perdeu a bola, que sobrou para Lucas Tocantins deixar tudo igual na Vila Belmiro.

RODRIGO SAM LITERALMENTE PERDE A CABEÇA 

Após o gol do Água Santa, a partida perdeu um pouco de intensidade e voltou a ficar pegada, até mais do que estava no fim do primeiro tempo. Em uma dessas disputadas, o zagueiro Rodrigo Sam perdeu a cabeça e foi expulso. O defensor fez uma falta em Artur, na altura do meio-campo, e deixou o braço no queixo do adversário. O atacante do Braga, irritado, fez menção de revidar com um soco, mas parou antes de atingir o oponente. O camisa 4 do Netuno, por sua vez, não gostou e atingiu o atacante do Braga com uma cabeçada. Na hora, o árbitro Raphael Claus mostrou o cartão vermelho para Sam. Para Artur, ficou o cartão amarelo.
 
MATHEUS FERNANDES EMPATA AS EXPULSÕES

Menos de 10 minutos após Rodrigo Sam ser expulso, o Bragantino também teve o seu jogador que foi colocado para fora mais cedo: o volante Matheus Fernandes. O jogador do Massa Bruta já tinha cartão amarelo, recebido ainda no primeiro tempo, e atropelou Marcondes, do Netuno, ainda no campo de defesa do adversário. O resultado foi o segundo amarelo e, consequentemente, a expulsão.

Matheus Fernandes está emprestado pelo Palmeiras ao Braga, que já assumiu o compromisso de compra antes do fim do contrato, que se encerra em dezembro - a equipe de Bragança tem até novembro para exercer a compra. O Bragantino pagará 1,8 milhão de euros (R$ 10,1, na cotação atual) aos palmeirenses.

PENALIDADES

Com o empate, o jogo foi decidido nos pênaltis, com o Água Santa vencendo por 4 a 2. O Netuno desperdiçou a sua primeira cobrança, com Bruno Mezenga. Mas todos os cobradores seguintes marcaram: Luan Dias, Cristiano, Reginaldo e Júnior Todinho. No lado do Bragantino. Juninho Capixaba e Sorriso erraram as duas primeiras batidas. Praxedes e Thiago Borbas marcaram, mas não foi o suficiente para o Massa Bruta.

FICHA TÉCNICA
ÁGUA SANTA 1 X 1 BRAGANTINO
CAMPEONATO PAULISTA - SEMIFINAL


Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data e hora: 20 de março de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz dos Santos
Público e renda: 11.507 pessoas / R$ 373.290,00
Cartões amarelos: Matheus Fernandes, Artur e Lucas Cunha (Bragantino); Thiaguinho, Patrick Brey e Igor Henrique (Água Santa); 
Cartões vermelhos: Rodrigo Sam (Água Santa); Matheus Fernandes (Bragantino)

GOLS: 0-1 Alerrandro (8'/1T); 1-1 Lucas Tocantins (5'/2T)

ÁGUA SANTA
Ygor Vinhas; Reginaldo, Didi, Rodrigo Sam e Gabriel Inocêncio; Thiaguinho (Júnior Todinho, 14'/2T), Igor Henrique (Marcondes, 14'/2T) e Luan Dias e Bruno Xavier (Cristiano, 23'/2T); Lucas Tocantins (Ronald, 33'/2T) e Bruno Mezenga. Técnico: Thiago Carpini. 

BRAGANTINO
Cleiton; Andrés Hurtado, Lucas Cunha, Natan e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Gustavinho (Jadsom, 39'/1T) e Eric Ramires (Praxedes, 12'/2T); Artur, Alerrandro (Thiago Borbas, 12'/2T) e Bruninho (Sorriso, 12'/2T). Técnico: Pedro Caixinha.