Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vitória goleia, rebaixa Figueira e respira na luta para fugir do Z4

Com gols de Willian Farias, Zé Love, Kieza e Marinho, Rubro-Negro baiano passa sem dificuldades por rival, que amarga a queda antecipada para a Segunda Divisão

A torcida rubro-negra fez a sua parte e lotou o Barradão para apoiar o Vitória (Foto: Francisco Galvão/EC Vitória)
Escrito por

Em um jogo com muitas oportunidades desperdiçadas, o Vitória não teve dificuldades para golear por 4 a 0 o Figueirense neste domingo, no Barradão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota rebaixou matematicamente o Figueira, enquanto o time baiano conseguiu respirar e se afastar da zona de rebaixamento. Os gols foram anotados por Willian Farias, Zé Love, Kieza e Marinho. De quebra, o Rubro-Negro Baiano quebrou uma sequência de três derrotas seguidas para o Figueirense.

Com o triunfo, o Vitória chegou a 42 pontos, mas permanece na 16ª colocação. Porém abriu três pontos de vantagem sobre o Internacional na luta contra o rebaixamento. Já o Figueira permanece com 34 pontos. Como poderia chegar no máximo a 40 pontos, a queda do time catarinense está sacramentada. Na penúltima rodada, o Vitória visita o Coritiba na segunda-feira, dia 28, às 20h, no Couto Pereira, enquanto o Figueirense, 18º colocado com 34 pontos, recebe o Fluminense no próximo domingo, às 19h30, no Orlando Scarpelli.

O JOGO

Com menos de 15 segundos de jogo, um encontrão entre Zé Welison e Lins fez com que o lateral-direito do Vitória tivesse que deixar o gramado na maca com muitas dores no ombro. De acordo com os médicos do Vitória, Zé Wellison quebrou a clávicula e está fora do restante do campeonato. 

Apesar do susto, o time baiano não demorou para dominar as ações e iniciar o show de oportunidades desperdiçadas. Aos sete minutos, após escanteio, Victor Ramos desviou e Kieza, desequilibrado, cabeceou na trave direita de Gatito Fernández. Em seguida, após contra-ataque, Marinho finalizou desequilibrado sem perigo para o goleiro do Figueira. O gol estava amadurecendo. Tanto que aos 23 minutos, após sobra na entrada da área, Willian Farias mandou uma pancada da entrada da área. A bola explodiu no travessão antes de entrar. 

O Figueira bem que tentou reagir em seguida. Lins, pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado para bela defesa de Fernando Miguel. Aos 27 minutos, Everton Santos cruzou, e Rafael Moura, na pequena área, desviou de perna direita e a bola passou raspando a trave. Aos 40, o Vitória voltou a pressionar. Kieza invadiu a área pela esquerda, bateu cruzado e a bola desviou antes de acertar o travessão. Marinho, completamente livre, dentro da pequena área, testou pela linha de fundo. Foram 14 chances reais de gol na etapa inicial: oito do Vitória e seis do Figueira. Até um cãozinho invadiu o gramado do Barradão. 

Na volta do intervalo, só deu Vitória. O time ampliou com menos de um minuto. Zé Love pegou sobra na entrada da área e, livre, mandou de perna esquerda no canto direito de Gatito para ampliar o placar: 2 a 0. Desesperado em busca do empate para não ser rebaixado, o Figueira abriu espaços. O Vitória aproveitou. Aos 11, Kieza recebeu de Marinho e, ao invadir a área, mandou de perna direita, cruzado, sem chances para Gatito, para fazer o terceiro gol do time baiano. Quatro minutos depois, Marinho transformou o resultado em goleada. O atacante recebeu pela direita, ajeitou o corpo e, de forma colocada, acertou o ângulo direito de Gatito para dar números finais ao jogo. A partir daí, o que se viu em campo foram poucas chances de gol, mas nada que atrapalhasse a festa da torcida e dos jogadores no Barradão. 


FICHA TÉCNICA:
VITÓRIA 4 X 0 FIGUEIRENSE


Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data-hora: 20/11/2016, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Público/Renda: 22.648 pagantes / R$ 202.988,00
Cartões amarelos: Victor Ramos, Diego Renan,  Willian Farias e David (VIT), Iago e Bady (FIG)
Gols: Willian Farias, 23'/1ºT (1-0); Zé Love, 1'/2ºT (2-0); Kieza, 11/2ºT (3-0); Marinho, 15'/2ºT (4-0)

VITÓRIA: Fernando Miguel; José Welison (Euller, 2'/1°T), Kanu, Victor Ramos, Diego Renan; Willian Farias, Marcelo e Cárdenas; Marinho (Tiago Real, 28'/2ºT), Kieza e Zé Love (David, 40'/2ºT). Técnico: Argel Fucks.

FIGUEIRENSE: Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Werley e Marquinhos Pedroso; Josa, Jackson Caucaia (Iago, 9'/2ºT) e Bady (Renato, 17'/2ºT); Lins, Everton Santos (Rafael Silva, 37'/2ºT) e Rafael Moura. Técnico: Marquinhos Santos.