Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Internacional
escudo default
0
1
Escudo Palmeiras
Palmeiras

Verdão bate o Inter, quebra tabu no Beira-Rio e segue firme na liderança

Pela primeira vez desde 1997, Verdão superou o Colorado jogando no estádio do rival. Erik marcou o gol da vitória logo no começo da partida

(Foto: Itamar Aguiar/Freelancer/Lancepress!)
Escrito por

O Palmeiras não vencia o Internacional no Beira-Rio desde dezembro de 1997, quando Gabriel Jesus tinha só oito meses de vida. O enorme tabu, que já durava 14 partidas, acabou neste domingo: 1 a 0 para o líder do Campeonato Brasileiro, gol de Erik. Os gaúchos, que estrearam o técnico Paulo Roberto Falcão, já não vencem há sete rodadas no torneio.

O Verdão agora tem 32 pontos ganhos, três a mais que o rival Corinthians, que ficou no empate com o São Paulo. O Grêmio, que tem 27 pontos, ainda joga neste domingo contra o Sport, fora de casa.

O Palmeiras exibiu ao menos duas características fundamentais para quem quer ser campeão: não se intimidou com o terreno inimigo e soube usar a força de seu elenco. Basta dizer que Erik, que ganhou a vaga de Dudu, que dessa vez começou no banco, abriu o placar dez minutos depois do apito inicial.


Após o cruzamento de Cleiton Xavier e o desvio de Gabriel Jesus, a bola se ofereceu na entrada da área para quem estivesse mais disposto a encontrá-la. William estava muito mais próximo da jogada, mas nem viu quando Erik tomou sua frente e bateu rasteiro para superar o estreante Marcelo Lomba.

O lance do gol retrata bem o primeiro tempo, com o Palmeiras em alta voltagem e o Colorado encontrando imensa dificuldade para engatar a segunda marcha. Gabriel Jesus teve duas ótimas chances, sendo a melhor delas com o placar ainda zerado, em um toque por cobertura que por pouco não entrou. Róger Guedes também poderia ter feito o seu. O Inter, que passou os primeiros 45 minutos sem ameaçar Fernando Prass, saiu no lucro.

Os mandantes voltaram do intervalo com Valdívia no lugar de Andrigo e transportaram o jogo para o campo do Palmeiras. Ganhar espaço, porém, não significou criar chances claras para empatar. A melhor talvez tenha sido a de Rodrigo Dourado, que acertou a parte externa da rede aos dez minutos da etapa final.

Falcão lançou à frente com as entradas de Anderson e Ariel, centroavante grandalhão cuja presença fez as jogadas aéreas se transformarem na principal alternativa de jogada. Cuca colocou Dudu, Rafael Marques e Leandro Pereira, jogadores de características ofensivas, mas todos eles se juntaram a gigantes como Thiago Santos e Zé Roberto para ajudar a proteger a vantagem.

Deu certo. O Inter reclamou de um lance pelo alto em que Zé Roberto acertou as costas de Ariel dentro da área. André Luiz de Freitas Castro não considerou pênalti e a vitória palmeirense, justa, não foi ameaçada.


FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL X PALMEIRAS


Data: 17/7/16 - 16h
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Público/Renda: 27.293 pagantes/ R$ 774.870,00
Cartões amarelos: Raphinha, Paulão, Raphina e Ariel (INT); Gabriel Jesus e Thiago Santos (PAL)
Gols: Erik, aos 10'/1ºT (0-1)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; William, Paulão, Ernando e Raphinha; Fernando Bob (Ariel - 37'/2ºT), Rodrigo Dourado, Andrigo (Valdívia - Intervalo) e Gustavo Ferrareis (Anderson - 25'/2ºT); Eduardo Sasha e Vitinho. Técnico: Falcão.

PALMEIRAS:
Fernando Prass, Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Tchê Tchê e Cleiton Xavier (Dudu - 13'/2ºT); Erik (Rafael Marques - 18'/2ºT), Róger Guedes (Leandro Pereira - 41'/2ºT), e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca.