Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Trio paulista é separado por saldo e Osmarzão deve sair segunda’

Resultados da 18ª rodada dão liderança ao Santos, mas time tem mesma pontuação dos rivais Palmeiras e Corinthians; diferença do primeiro para o sétimo é de apenas três pontos

 (Foto:Gilmar Ramos)
Escrito por

A rodada do meio de semana do Brasileirão provocou troca de líderes e encerrou um jejum de dez anos. O Santos empatou com o Flamengo e assumiu a liderança graças a uma grande combinação de resultados. Com isso, o Peixe assume a ponta pela primeira vez desde 2006, quando o fez após a quinta rodada. A condição, porém, vem apenas no saldo de gols. O Peixe tem o mesmo número de pontos que os rivais paulistas Palmeiras e Corinthians (33), mas apresenta 16 gols de saldo, contra 14 do Verdão e 13 do Corinthians. 

A disputa pelos primeiros lugares não está embolada apenas com o trio. A diferença de pontos entre o líder e o sétimo colocado Atlético-PR é de somente três pontos. Nesse meio ainda aparecem o Grêmio (32), Atlético-MG (32) e Flamengo (31). O equilíbrio mais uma vez foi visto nos jogos. Os dois confrontos diretos entre equipes dessa parte da tabela refletiram isso. O Furacão derrotou o Corinthians por 2 a 0, em Curitiba, e impediu que a equipe abrisse vantagem. Em Cuiabá, o Santos, que também poderia ganhar alguma gordura, não saiu do zero com o Flamengo. Palmeiras e Grêmio foram outros que empataram.

Para o Verdão não foi um drama, pois o resultado foi fora de casa, contra a Chapecoense, e a equipe vinha de duas derrotas em sequência. Já para o Tricolor gaúcho a igualdade com o Santa Cruz foi péssima. O time já vinha de igualdade com o lanterna América, deixando assim escapar a chance de liderar. Tudo isso favoreceu o Galo, que emendou a terceira vitória seguida ao passar pelo São Paulo, na despedida de Bauza, e apertou os líderes. 

A Ponte Preta, que vem na sequência, venceu o Botafogo e fez o clube carioca voltar a se preocupar com a zona do rebaixamento. Especialmente porque o Cruzeiro deu sinal de que com Mano Menezes deve reagir. A Raposa venceu o Inter por 4 a 2, com três gols de Rafael Sóbis, e está a apenas dois pontos dos primeiros times fora da degola. O Colorado, aliás, deve começar a se preocupar após o décimo jogo seguido sem vitória. O time tem apenas três pontos a mais. 

Vale lembrar que a rodada teve nove partidas. Fluminense x Figueirense foi adiado para o dia 3 de setembro por conta dos Jogos Olímpicos. O campeão simbólico do primeiro turno, time que levará o troféu Osmar Santos, oferecido pelo LANCE!, será definido no fim de semana. E como os primeiros colocados estão separados apenas pelo saldo de gols, o desfecho ocorrerá somente na segunda, quando o Corinthians recebe o Cruzeiro no Pacaembu.