Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Título da Chape garante vagas a São Paulo e Flu na Sul-Americana

Nomeada campeã da Copa Sul-Americana deste ano, a equipe catarinense fez a zona de classificação para a edição de 2017 descer uma posição. Cruzeiro disputa último posto

 (Foto: Thomas Santos/AGIF/Lancepress!)
Escrito por

Ao nomear a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana deste ano, a Conmebol ajudou dois times brasileiros a se garantirem na edição de 2017 do torneio internacional. São Paulo e Fluminense agora não podem ser mais alcançados na zona de classificação do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada nesta segunda-feira após pedidos do Atlético Nacional (COL), o outro integrante da final cancelada devido ao acidente aéreo com a Chape.

Ambos estão com 49 pontos e 13 vitórias, respectivamente na 11ª e 12ª posição da Série A. Antes do título da Chape, paulistas e cariocas precisavam vencer na última rodada para carimbarem as vagas, que seriam contempladas do sexto ao 12º lugar. Agora, a zona de classificação vai até a 13ª colocação. O São Paulo pega o Santa Cruz no Pacaembu, enquanto o Flu recebe o Internacional.

O Cruzeiro ocupa o posto no momento com 48 pontos e 13 vitórias. Assim, precisa só de um empate contra o Corinthians no Mineirão para ir à Sul-Americana. Os outros concorrentes são Coritiba e Vitória. Os paranaenses têm 46 pontos e apenas 11 vitórias. Assim, só se classificam com um triunfo sobre a Ponte Preta em Campinas e derrota da Raposa.

O Vitória aparece na sequência com 45 pontos, mas 12 triunfos. Se vencer o campeão Palmeiras e Coxa e Cruzeiro forem derrotados, empata em pontos e vitórias com os mineiros, mas leva a melhor no saldo de gols. Hoje os rubro-negros têm -1 e os cruzeirenses, -2.

Já estavam garantidos na Sul-Americana Corinthians, Grêmio e Ponte Preta, sendo que o primeiro ainda tem chances de ir à Copa Libertadores da América na última rodada se bater o Cruzeiro e Atlético-PR ou Botafogo forem derrotados por Flamengo e Grêmio, respectivamente. Palmeiras, Flamengo, Santos e Atlético-MG, além da Chape, já estão na Libertadores.