Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos e Flamengo fazem duelo que é prato cheio para ‘lei do ex’

Sete jogadores envolvidos no confronto deste domingo (30) já defenderam o adversário; equipes tem histórico recente de negociações

Ídolo do Flamengo, Gabigol é revelado na base do Santos (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Para os entusiastas da “lei do ex”, o encontro entre Santos e Flamengo, às 16h, deste domingo (30), na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, é o jogo ideal. No total, sete atletas estão envolvidos nas duas agremiações defenderam o rival em algum momento da carreira, cinco do lado flamenguista e dois do lado santista.

No Peixe, o lateral Pará, titular do clube, e o atacante Uribe, reserva e a cada dia perdendo mais espaço, já atuaram pelo time carioca, que, por sua vez, tem em seu plantel o zagueiro Gustavo Henrique, os meias Thiago Maia e Diego e os atacantes Bruno Henrique e Gabigol.

Santos e Flamengo vivem histórico recente de negociações, inclusive. Portanto, cinco dos sete atletas que já atuaram nos dois clubes fizeram “ponte aérea direta, se transferindo diretamente de uma equipe a outra.

No início de 2019, o Flamengo firmou um acordo de empréstimo com a Inter de Milão (ITA) e passou a contar com Gabigol, que estava cedido pelos italianos ao Peixe – tendo adquirido em definitivo no início deste ano. Meses depois, o Rubro-Negro tirou outra estrela do ataque santista: Bruno Henrique. No mesmo ano, já com o Brasileirão rolando, o Santos tirou o atacante Uribe da Gávea, em maio, após ter fracassado na tentativa no início do ano, e o lateral-direito Pará, já em agosto. Já para esta temporada, o Fla anunciou o zagueiro Gustavo Henrique, que encerrou e não renovou o seu contrato com o Alvinegro Praiano.

Completam a “lista dos ex”, o volante Thiago Maia, revelado pelo Peixe em 2014 e deixou o clube em 2017, para defender o Lille (FRA), onde não rendeu, e foi negociado com o Flamengo no início de 2020, e o meia Diego, campeão brasileiro pelo Santos em 2002, que foi repatriado pela equipe carioca em 2016, está em fim de contrato e tem seu nome comumente relacionado a um possível retorno ao Alvinegro Praiano.

Rivalidade recente

Esse “intercâmbio” de atletas fomenta a realidade entre as duas equipes, intensificada no fim do ano passado. O Flamengo foi o “xodó” do futebol brasileiro, conquistando o título nacional e da Libertadores da América, enquanto o Peixe, com um orçamento bastante inferior, foi o clube que mais se aproximou em dar trabalho ao time carioca.

Comandado por Jorge Sampaoli, o Peixe chegou a liderar o Brasileirão, onde foi ultrapassado pelos flamenguistas na 16ª rodada. Por sua vez, na última rodada da competição, os times se enfrentaram na Vila Belmiro, com o Fla tendo já confirmado o título e prestes a viajar para a Dubai para a disputa do Mundial de Clubes, com o Santos não tomando conhecimento dos campeões e aplicando uma goleada por 4 a 0, na Vila Belmiro.

Em 2016, Santos e Flamengo se uniram ao Palmeiras na disputa pelo título brasileiro, que foi conquistado pelo Alviverde, com o Alvinegro Praiano na segunda posição e o Fla em terceiro.

* Sob supervisão de Vinícius Perazzini