Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Qual carioca vai para a Libertadores?Veja uma análise dos candidatos

Flamengo, Botafogo e Vasco começam a brigar ponto a ponto para ficar entre os melhores e garantir uma vaga na competição internacional. Fluminense observa de perto

Divulgação
Escrito por

O futebol carioca respira. E respira bons ares neste Campeonato Brasileiro. Diferentemente de outros anos, os clubes da Cidade Maravilhosa aparecem com aspirações altas, faltando apenas nove rodadas para o fim da competição. E a palavra rebaixamento está muito longe do dicionário de todas as quatro equipes. Hoje, o Fluminense é o único que ainda se preocupa com tal condição, mas a vitória sobre o São Paulo, na última quarta-feira, deu um alívio ao time comandado por Abel Braga, que também já começa pensar um pouco mais alto. Por que não?

Agora, o outro trio de ferro, já estão com suas ambições mais do que traçadas. Flamengo, Botafogo e Vasco, começam uma disputa ponto a ponto, por duas das seis vagas para a Copa Libertadores do ano que vem. Lembrando, que neste momento, devido ao Cruzeiro que é o quinto colocado, o G6 virou G7 e nele estão o Rubro-Negro e o Glorioso. O Cruz-maltino vem logo atrás. 

A sexta colocação neste momento é do Flamengo com 46 pontos, dois a mais que o Botafogo, sétimo colocado, e quatro a mais que o Vasco, o oitavo.  O Cruz-maltino, inclusive, já abriu quatro pontos para o nono colocado, que é o Atlético-PR, empatado com Atlético-MG e Fluminense. A vantagem é boa e a briga é acirrada.

Para tirar essa diferença, também, o Vasco tem um clássico diante do Flamengo e já venceu o Botafogo. O Glorioso, por sua vez, venceu o Rubro-Negro recentemente e embolou ainda mais a disputa.

No início de temporada, cada um tinha metas diferentes. Em São Januário, falava-se muito sobre não ser rebaixado novamente, o que sempre foi contra o discurso do presidente Eurico Miranda, que prometeu brigar por vaga na competição continental. Parece que o mandatário acertou dessa vez. Para o Botafogo, o ano tem sido de coroação. Depois de uma brilhante campanha na mesma Libertadores, os comandados de Jair Ventura voltaram com o mesmo foco, sabendo da dificuldade de ser campeão, a vaga no G6 virou desejo que, por enquanto, vem sendo cumprido.

Já o Flamengo estar entre os primeiros é visto como obrigação e prêmio de consolação. Sendo um dos clubes que mais investiu no Brasil, a briga pelo título era o esperado, o que não se desenhou ao decorrer do ano. Agora, buscar a classificação para a Libertadores virou questão de honra. 

Na próxima rodada, os desafios continuarão em busca dos objetivos. O Vasco vai encarar o Coritiba, no Rio de Janeiro, e já pode ultrapassar o Bota, que recebe o líder Corinthians, na segunda-feira. O Fla vai a São Paulo enfrentar o Tricolor paulista, no Pacaembú, no domingo. 

SETORISTAS ANALISAM AS CONDIÇÕES DE CADA UM

Paulo Victor Reis
Setorista do Flamengo
'Decepcionante se não se classificar'

"O Flamengo tem o maior investimento e praticamente a obrigação de terminar na frente dos seus rivais cariocas. Não conquistar uma vaga na Libertadores seria um completo fiasco. Inclusive, falar em lugar por vaga no torneio é muito pouco para o Rubro-Negro. Não é um grande prêmio, é apenas uma lembrancinha de consolação. Não estou minimizando a importância da Libertadores. Mas sim mostrando a grandeza do Flamengo. O título da Sul-Americana é a única maneira de terminar a temporada bem. O Flamengo tem muito mais time e elenco do que Botafogo, Vasco e Fluminense. Não ir à Libertadores, repito, seria extremamente decepcionante e lamentável"

Rafael Bortoloti
Setorista do Botafogo
'Time começa a ficar descreditado até pela torcida'

"É inegável que o mau momento do Botafogo, associada à recepção no aeroporto, deixam o time enfraquecido na luta por uma segunda vaga na Libertadores, algo por sinal inédito na história do clube. Mas o Alvinegro de Jair Ventura quebra expectativas: quem diria que aquele time recém subido da Série B, na luta contra a degola, terminaria 2016 com uma vaga na Libertadores? Quem diria que aquele time chegaria até às quartas e jogaria de igual para igual com o Grêmio, time bicampeão e mais acostumado a disputar o torneio? Quem diria que seria semifinalista na Copa do Brasil? Quem diria que estaria na briga à essa altura do ano? Quem diria que se reinventaria após perder Camilo, Montillo, Sassá e Roger? Esse é o Botafogo do Jair. Agora, que está desacreditado até pela torcida, não duvidem: podem se classificar, até pelo número dilatado de vagas na competição continental"

Hugo Mirandella
Setorista do Vasco

'Existem bons motivos para acreditar'

"Vasco está crescendo com o técnico Zé Ricardo e tem bons motivos para acreditar na vaga para a Libertadores. A principal delas é o time mais consistente, com destaque para o setor defensivo, que evoluiu com a chegada do treinador. Antes problema da equipe, a zaga levou apenas quatro gols nos últimos oito jogos. A defesa foi crucial para as últimas cinco vitórias da equipe na competição, garantindo o placar. O Cruz-Maltino não perde há cinco jogos, sendo três vitórias consecutivas. Além disso, o time voltou a ter o apoio da torcida após punição do STJD. No primeiro turno, o apoio dos vascaínos nas arquibancadas foi muito importante. Foi assim que o Vasco conseguiu a maioria dos pontos na competição. Por sim, Luis Fabiano está em fase final de recuperação. Artilheiro da equipe, o atacante vai ser um bom reforço nas últimas rodadas do Brasileirão"