Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dá pra sonhar com G8 ou G9? Matemáticos pedem cautela

Caso Grêmio vença a Libertadores e o Flamengo, a Sul-Americana, a zona de classificação para a Libertadores-2018 pode aumentar. Tristão Garcia pede calma aos torcedores

MARCELLO FIM / RAW IMAGE
Escrito por

A presença do Grêmio na grande decisão da Libertadores, além da classificação do Flamengo para as semifinais da Sul-Americana, animaram os torcedores dos times que estão na metade da tabela do Brasileiro. O motivo é simples: chances matemáticas.

Como Grêmio e Flamengo estão entre os oito colocados, se ambos conquistarem seus respectivos torneios, abrirão duas vagas para a Libertadores-2018 no Campeonato Brasileiro, e o atual G7 aumentaria para G8 ou até G9. Os beneficiados diretos seriam o Botafogo, Vasco e Atlético-MG, clubes que estão muito próximos da zona de classificação.

No entanto, os torcedores precisam conter a animação. Segundo o matemático Tristão Garcia, caso Grêmio e Flamengo sejam campeões continentais as chances matemáticas dos dois seriam divididas entre os clubes que ainda estão na disputa. 

- Embora ao leigo pareça próximo, isso está longe de acontecer ainda.

Antes de contar com o título do rival, os clubes precisam pontuar no Brasileirão, pois quem alcançar a melhor posição será mais beneficiado caso Grêmio e Fla consigam a proeza do título.

- Se tudo acontecer favoravelmente, as chances ficam pouco acima de 10%. O Botafogo passaria a ter quase as chances atuais do Grêmio (97%), e o Vasco teria as chances atuais do Flamengo (64%) - completa Tristão.