Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Para não esquecer! Veja Fla-Flus marcantes para ídolos e torcedores

A poucas horas de Fluminense e Flamengo entrarem em campo pelo Brasileirão, ex-jogadores e torcedores ilustres detalham alguns dos clássicos memoráveis

(Foto: Marcelo Theobald/Arquivo LANCE)
Escrito por

As multidões despertam para, logo mais, assistir a um novo capítulo da rivalidade entre Fluminense e Flamengo. Às 21h, no Estádio Raulino de Oliveira, as duas equipes entram em campo pela 30ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro visa se aproximar do atual líder Palmeiras e ficar mais perto de um novo título, enquanto o Tricolor das Laranjeiras tenta se fortalecer na briga por uma vaga na Libertadores.

Enquanto aguardam as emoções, ex-jogadores e torcedores ilustres da dupla Fla-Flu recordam ao LANCE! quais foram os clássicos mais marcantes desta rivalidade que marca o futebol carioca. 

PARA OS TRICOLORES

DUILIO (ex-zagueiro) - Fluminense 1x0 Flamengo - 11/12/1983 - Campeonato Carioca 


Sem dúvida, a decisão de 1983. Ninguém acreditava que poderíamos ser campeões mas, aos 44 do segundo tempo, Assis recebeu uma bola, estufou a rede, e conseguimos vencer um Flamengo que era favorito. Um Fla-Flu não é fácil nem em bolinha de gude, mas nesta situação em que ninguém acreditava, não dá para esquecer.

WASHINGTON (ex-centroavante)- Flamengo 3x3 Fluminense - 14/9/2010 - Campeonato Brasileiro

Foi um Fla-Flu aguerrido, em um momento muito importante na nossa briga pelo título brasileiro de 2010. O Flamengo ficou por duas vezes na frente do placar, mas a gente correu atrás e conseguiu o empate graças a dois gols de Rodriguinho. Em um ano duríssimo, no qual brigamos ponto a ponto com Corinthians e Cruzeiro, esta busca foi fundamental para a sequência do ano.

IVAN LINS (cantor) - Flamengo 2x3 Fluminense - 25/6/1995 - Campeonato Carioca

Aquele gol de barriga do Renato Gaúcho foi enlouquecedor. O Flamengo já contava com aquele empate, cantava "ai, ai, ai, tá chegando a hora". Eu, que estava na arquibancada do Maracanã com aquele sentimento de tristeza, indignação presos na garganta, vi aquele gol no finalzinho se tornar uma catarse para a gente na torcida do Fluminense. Esse Fla-Flu é para não esquecer! 

DADO VILLA LOBOS (cantor) - Flamengo 2x3 Fluminense - 25/6/1995 - Campeonato Carioca

Eu estava lá, foi lindo. A torcida do Flamengo gritando "é campeão", e eu sentado, nervoso, o Fluminense com inferioridade numérica. De repente, naquela jogada fatal, vem o gol de barriga e uma sensação maior.  

DO LADO RUBRO-NEGRO

JULIO CESAR URI GELLER (ex-ponta) - Flamengo 1x1 Fluminense - 14/9/1980 - Campeonato Carioca

Eu tive grandes Fla-Flus na carreira, são jogos pesados, duros. Mas o que mais marcou foi o de 1980, no qual estreou o Luis Pereira. Fiz um gol muito bonito, no qual recebi um passe do Zico, avancei na área e estufei a rede. O gol foi destaque da rodada, e me trouxe boas lembranças.

ATHIRSON (ex-lateral-esquerdo) - Fluminense 1x2 Flamengo - 16/4/2000 - Campeonato Carioca

Foi um jogo acirrado, no qual a gente estava empatando, quando tivemos um pênalti a favor aos 47 minutos. Eu era um garoto, tinha voltado da Seleção Brasileira e pedi para bater. Conhecia bem o Zetti, que era o goleiro do Fluminense, e consegui dar o gol da vitória. O Paulo Cesar Carpegiani, nosso técnico na época, elogiou minha personalidade de pedir para cobrar, e a partir daí passei a ser o batedor oficial.

NEGUINHO DA BEIJA-FLOR (cantor) - Flamengo 2x3 Fluminense - 25/6/1995 - Campeonato Carioca

Na "Era Zico" tivemos muitos bons Fla-Flus, mas aquela derrota de 1995 foi para não esquecer. Eu estava na casa de uns amigos tricolores, o Flamengo estava com o título na mão quando aquele gol no finzinho fez a gente perder. Doeu fundo, mas é do jogo.

IVO MEIRELLES (músico e cantor) - Flamengo 4x1 Fluminense - 16/2/1986- Campeonato Carioca

O jogo da volta do Zico após a cirurgia foi para não esquecer. A gente não sabia se ele ia voltar a ser aquele craque. Mas lá no Maracanã, eu vi o Galinho responder aos gritos de "bichado" da torcida do Fluminense em grande estilo: marcando três gols e mostrando que ainda tinha muita alegria para dar para nós.