Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Líderes em estatísticas, Alan Patrick e Scarpa se enfrentam no Fla-Flu

Meias foram os jogadores que mais deram passes para finalizações e que acertaram mais cruzamentos nesta primeira parte de Brasileirão. Eles estarão frente a frente no domingo

Alan Patrick e Gustavo Scarpa comandam os meios de suas equipes (Foto:Montagem/LANCE!)
Escrito por

Para muitos, o clássico camisa 10 é uma posição imprescindível dentro do futebol. Para outros tantos, o conceito é ultrapassado e o jogador precisa saber desempenhar as mais diversas funções do meia armador. Independente de um ou outro, as orquestras de Flamengo e Fluminense são regidas por nomes das nova safra de meias do futebol brasileiro: Alan Patrick e Gustavo Scarpa. E os dois estão entre os mais participativos do Brasileirão.

Muito do crescimento do Flamengo dentro do Brasileirão, que culminou na entrada no G-4, se deve a Alan Patrick. Com o Rubro-Negro mudando seu esquema tático e voltando a atuar com dois meias, o camisa 19 recuperou seu espaço - foi preterido no início de temporada - e assumiu o protagonismo nos passes, cruzamentos e assistências.

O mesmo pode-se dizer em relação a Gustavo Scarpa. O jovem é a referência técnica do Fluminense desde a saída de Fred e comanda as ações ofensivas no meio-campo tricolor. É o artilheiro do elenco na atual temporada, com nove gols, e tem seu nome constantemente vinculado ao futebol europeu. Está na pré-lista da Seleção Brasileira para as Olimpíadas.

Até por isso, os dois lideram algumas estatísticas do Brasileirão. Alan Patrick e Gustavo Scarpa estão entre os três jogadores que mais acertaram cruzamentos no campeonato (18 por parte do primeiro e 33 do segundo, que lidera o quesito). Ambos também lideram no quesito passes que resultaram em finalizações: 24 do rubro-negro e 31 por parte do tricolor. Scarpa também é o jogador que mais finalizou no Brasileirão: 39 vezes, contra 22 de Alan Patrick, que é o décimo nesse quesito dentro do torneio.

Para o Fla-Flu deste próximo domingo, às 16h, que será disputado na Arena das Dunas, em Natal, a dupla é garantia de criatividade e perigo de gol por parte dos dois rivais. E quem ganha é o espetáculo.

Comparação no Brasileiro (via Footstats):

Cruzamentos:
Alan Patrick - 18 cruzamentos certos - 1,8 por jogo. 39 errados e 57 no geral.
G. Scarpa - 33 cruzamentos certos - 3,3 por jogo. 74 errados e 107 no geral

Passes para gol
Alan Patrick - 3 assistências para gol - 24 assistências para finalizações
Gustavo Scarpa - 2 assistências para gol - 31 assistências para finalizações

Finalizações
Alan Patrick - 2 gols - 11 finalizações certas - 11 erradas = 22 no total 
Gustavo Scarpa - 2 gols - 10 finalizações certas - 29 erradas = 39 no total