Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: Ao permitir a venda de mandos, a CBF desvaloriza o seu principal produto

CSA vendeu o mando de campo do duelo contra o Flamengo para a Capital Federal

CSA não jogará em casa contra o Flamengo (Rafael Melo/MyPhoto Press)
Escrito por

O CSA começou o Campeonato Brasileiro como candidato ao rebaixamento, algo natural para um clube que ficou longe da Série A por 33 anos e que tem um dos orçamentos mais baixos entre os 20 concorrentes. Mas se existe uma força a ser usada nesta luta contra a degola é justamente o fato de disputar 19 partidas no estádio Rei Pelé, em Maceió. As primeiras rodadas logo mostraram isso, com o time azulino tirando pontos de Palmeiras e Santos, dois favoritos ao título.

Porém, o CSA anunciou que vendeu o mando de campo da partida contra o Flamengo, no dia 12 de junho, que será realizada agora em Brasília, onde a torcida rubro-negra tem forte presença. A decisão causa desequilíbrio técnico que não pode ser ignorado mesmo em um campeonato longo como o Brasileirão. Além de favorecer outro postulante ao título, pode representar a perda de pontos que lá em dezembro (ou até antes) poderiam salvar o time alagoano de retornar à Série B.

A CBF libera a venda de até cinco mandos por clube, desde que não sejam nas cinco últimas rodadas. Mas os três pontos disputados têm o mesmo peso rodada a rodada, e o impacto na tabela é contínuo. Ao permitir estas negociações para salvar as finanças de clubes de menor expressão, a CBF desvaloriza, mais uma vez, o seu principal produto.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises especiais. Clique aqui e inscreva-se.