Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Goleada do Botafogo sobre o Vasco tem confusão em São Januário, festa alvinegra e provocação; veja imagens

Partida teve diversos momentos de correria nas arquibancadas, caixões de papelão levados por torcedores do Botafogo e tensão

Escrito por

De um lado, comemoração e festa do novo líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Do outro, tensão, xingamentos e insatisfação de uma equipe que praticamente acaba com as chances de acesso. A goleada do Botafogo por 4 a 0 sobre o Vasco em São Januário foi marcada pelo clima de tensão nas arquibancadas durante os 90 minutos, xingamentos e celebração pelos visitantes.

Os primeiros focos de confusão começaram logo no início do jogo, quando o Botafogo abriu o placar já aos oito minutos. Até ali a torcida do Vasco tentava apoiar e dar força ao time, que começou empolgado e criou boas oportunidades. Foram 5.536 presentes na Colina, mas mil ingressos haviam sido vendidos para os botafoguenses, que lotaram o setor visitante.

A situação piorou de fato quando Léo Matos foi expulso aos 25 do primeiro tempo. O lateral já havia levado um cartão amarelo aos 17 minutos por levantar demais o pé e atingir Rafael Navarro no rosto, mas recebeu o segundo após falta dura em Pedro Castro.

Torcedores protestam em São Januário: (Foto: Luiza Sá / LANCE!)

Veja a tabela da Série B do Brasileirão

​Torcedores ameaçaram invadir o gramado e diversos copos voaram em direção ao jogador, mas não chegaram a atingi-lo. A segurança contratada pelo clube teve trabalho para tirar os torcedores do vidro e tentaram evitar maiores problemas. Quando o Botafogo fez o terceiro gol, aos 35, um "olé" começou a ser entoado na arquibancada enquanto alguns torcedores já deixavam o estádio antes mesmo do intervalo.

Ao fim dos primeiros 45 minutos aconteceu a maior correria dentro do estádio. Uma torcedora chegou a entrar no campo. Na arquibancada, aumento no policiamento, muitos copos jogados para dentro do campo e empurra-empurra. Uma lata cheia por pouco não atingiu um jogador do Botafogo, que esperou um pouco para retornar ao vestiário. O time vascaíno saiu ao som de "time sem vergonha".

Os torcedores do Botafogo, que também ironizaram com "olé" no começo do segundo tempo, provocaram e fizeram festa. Os pequenos focos de confusão seguiram até os minutos finais, quando a torcida voltou a criticar o time vascaíno. Diniz e Morato foram alguns dos alvos, Nene foi o único poupado.

A torcida do Botafogo, que lotou o setor visitante, levou caixões de papelão com os anos de que o time da casa jogou a Série B, incluindo 2022. Além disso, houve ironia a Diniz e o pedido de uma goleada de 7 a 0, que igualaria a do Vasco em 2001.

Com o resultado, o time de General Severiano ultrapassa o Coritiba e fica na primeira posição, com 62 pontos, e tem pela frente a Ponte Preta na quinta, fora de casa, às 19h. Já o Cruz-Maltino cai para nono, com 47, e vê as chances de um acesso praticamente acabarem. Na próxima rodada, o time de Fernando Diniz recebe o Vitória, na quarta-feira, às 21h30, em São Januário.