Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após 16 jogos: qual era a posição do campeão brasileiro nos últimos anos?

Nesta etapa da competição, pior colocação de um líder foi a sexta posição e maior distância foi a do Flamengo em 2009: oito pontos. Relembre como foram todas as edições

(Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)
Escrito por

Em nenhuma edição do Brasileirão por pontos corridos (com 20 clubes) o campeão brasileiro estava abaixo da sexta posição após 16 rodadas. Em apenas duas, o vencedor não era líder ou vice-líder nesta etapa do torneio. Em cinco dos dez campeonatos já disputados neste formato, a equipe que terminou com a taça de campeão já estava na liderança depois de 16 jogos. Hoje, o Palmeiras lidera com 32 pontos, seguido por Corinthians (30), Grêmio (30), Santos (29), Atlético-PR (27) e Flamengo (27). São os seis primeiros do Brasileirão.

O São Paulo, vencedor em 2008, foi o campeão na pior posição ao término da 16ª rodada: sexto lugar, cinco pontos atrás do líder Grêmio. A maior distância, no entanto, foi do Flamengo, campeão em 2009: oito pontos atrás do líder Palmeiras, na quinta posição. São os únicos dois casos na história em que o campeão não estava nem na ponta e nem na vice-liderança na rodada em questão. Todos os demais campeões já estavam no topo da tabela.

Os campeões Cruzeiro (2013 e 14), Corinthians (2011), Fluminense (2010) e São Paulo (2006) já lideravam o Brasileirão após 16 jogos. O Corinthians (2015), o Fluminense (2012) e o São Paulo (2007) estavam na vice-liderança, colados nos líderes (confira os desempenhos na galeria de fotos acima).