Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro e Atlético jogam clássico no domingo com expectativas diferentes

Já classificado para a Libertadores, a Raposa tenta colar no líder Corinthians; o Galo busca se recuperar na tabela e encostar na zona da Liberta

Zagueiro Murilo é confirmado como titular após voltar de lesão  (Washington Alves/Light Press)
Escrito por

Depois de sofrerem derrotas na rodada do meio da semana, Cruzeiro e Atlético se enfrentam neste domingo, às 17h no Mineirão, para o sexto e último clássico do ano, em situações bem diferentes na temporada. A Raposa, que era desacreditada no começo do ano, ocupa a quinta posição na tabela do Brasileirão com 47 pontos e, mesmo com a vaga garantida na Libertadores de 2018 após conquistar a Copa do Brasil, não se acomoda na difícil perseguição ao líder Corinthians (com 59 pontos) ao mesmo tempo em que já planeja a próxima temporada. O Galo, que gerava grande expectativa no começo da temporada, tenta salvar o ano buscando a sexta classificação consecutiva para a Liberta. Com 38 pontos no Brasileirão e na décima colocação, ele precisa desesperadamente dos três pontos para subir na tabela e acabar com a desconfiança da torcida.

Para buscar o objetivo, o técnico alvinegro, Oswaldo de Oliveira, poupou o time titular no treino de sexta-feira. Somente os reservas, acompanhados de Adilson e Cazares, entraram em campo na Cidade do Galo. Os demais buscaram a regeneração física nas dependências internas do clube.

Mesmo com a separação no treinamento e apostando na continuidade e ritmo de jogo para vencer o clássico, Oswaldo não revelou o time que vai começar jogando. Mas, com a suspensão de Elias e lesão de Luan, e com base no último treinamento, é possível que Galo comece com Victor; Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Roger Bernardo; Valdívia, Robinho e Cazares (Otero); Fred.

- Não é mistério. Às vezes a gente fica com uma pendência ou outra por um motivo ou outro. Muitas vezes não é fazer mistério, é não adiantar para o adversário, que pode utilizar (isso a seu favor). Qualquer detalhe pode ser importante e decisivo – declarou o técnico explicando o motivo de não revelar a escalação.

Uma boa notícia para o Galo é a recuperação do zagueiro e capitão Leonardo Silva, que estava afastado desde o começo do mês após sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Paranaense. Ele treinou normalmente e está à disposição do treinador.

Pelos lados da Raposa a semana teve mais notícias boas do que ruins. Além da renovação do contrato de Mano Menezes, o atacante Alisson e o zagueiro Murilo voltaram aos treinos após se recuperarem de lesão e devem ser escalados como titulares. A nota ruim foi que o atacante Rafael Sóbis treinou separadamente, na sexta-feira, e é dúvida para o jogo.

A exemplo do comandante atleticano, Mano também faz mistério com a escalação e chegou a fechar parte do treino à imprensa.

- O Alisson está dentro. Já o Murilo tem dois cartões amarelos, além de estar voltando de contratura. Então, preferi deixá-lo fora em Curitiba, mas ele volta no domingo. Vocês já sabem dois titulares - adiantou Mano Menezes.

Desta forma, o Cruzeiro deve começar com Fábio, Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sobis (Arrascaeta).