Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cinco rodadas em 15 dias: o que vem pela frente no acirrado Brasileirão

Clássicos nacionais e regionais vão esquentar a competição nas próximas duas semanas, antes da pausa para a Copa do Mundo. Diferença do líder Fla para o nono é de três pontos

Gilvan de Souza / Lucas Merçon , Bruno Cantini e Joao Guilherme/Raw Image
Escrito por

De 30 de maio a 13 de junho. O Brasileirão, de quarta-feira em diante, terá cinco rodadas disputadas em 15 dias, acelerando a competição até a paralisação para a Copa do Mundo, que começa em 14 de junho, na Rússia. O campeonato será interrompido com 12 rodadas - um terço da competição, etapa que, historicamente, as pretensões das equipes já ficam claras. Ao fim da sétima, no fim de semana, o Flamengo lidera, com 14 pontos, num pelotão de frente embolado: a distância para o Sport, nono, é só de três.

A 12ª rodada do Brasileirão de 2017, por exemplo, já tinha o Corinthians, atual campeão, como líder disparado, com 32 pontos, nove a mais do que o Flamengo. No anterior, o Palmeiras, que ficou com o título, também já estava na ponta (25), três a mais do que o mesmo Fla. Em 2015, o líder em 12 jogos não foi campeão, mas ficou com o vice: o Atlético-MG (26 pontos, apenas três à frente do Corinthians, que acabou sendo campeão).

Clássicos nacionais
Há várias partidas entre gigantes até o dia 13, a começar pela próxima quarta, quando o Cruzeiro recebe o Palmeiras, no Mineirão, o São Paulo pega o Botafogo, no Morumbi, e o Fluminense vai ao Sul encarar o Grêmio. Flamengo e Corinthians jogam no Maracanã no próximo domingo. A competição ainda terá São Paulo x Inter (5 de junho), Cruzeiro x Vasco (dia 6), Grêmio x Palmeiras (dia 6), Atlético-MG x Fluminense (dia 10), Santos x Inter (dia 10), Palmeiras x Flamengo, Flu x Santos e Inter x Vasco, todos estes últimos no dia 23.

Clássicos estaduais
A rivalidade também será acirrada nas cinco rodadas antes da Copa do Mundo. Palmeiras e São Paulo jogam neste sábado, às 21h, no Allianz Parque, mesmo dia de Vasco x Botafogo, em São Januário. Corinthians x Santos jogam no dia 6 de junho e América-MG x Atlético-MG, no dia 7.

Aperto na tabela
Líder com 14 pontos, o Flamengo é seguido de perto por Fluminense, Atlético-MG e São Paulo, todos com 13 (Tricolor Paulista é o único invicto do Brasileirão). Grêmio foi a 12. Corinthians, Palmeiras, Internacional e Sport, pela ordem nos critérios de desempate, têm 11 pontos. Cruzeiro, América-MG e Grêmio têm dez. Confira aqui a classificação e estatísticas do Brasileiro.

Perigo, Peixe!
Derrotado pelo Cruzeiro em casa por 1 a 0 no fim de semana, o Santos é, entre os "12 grandes", o pior colocado: é o primeiro time fora da zona do rebaixamento, com seis pontos. O Peixe entrará na zona da degola se perder para o Atlético-PR, na quinta, na Arena da Baixada - Furacão tem a mesma pontuação. O Santos ainda tem jogo a menos (duelo com Vasco foi adiado).

Volta da competição
É numa quarta-feira, dia 18 de julho, três dias após a final da Copa do Mundo, que o Brasileirão recomeça: e já voltará quente, com jogos como Flamengo x São Paulo, Vasco x Fluminense, Santos x Palmeiras, Corinthians x Botafogo e Grêmio x Atlético-MG.