Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-PR vence a primeira, sai da lanterna e joga o Figueira para o Z-4

Furacão fez o dever de casa e conquistou seu primeiro triunfo no Brasileirão: 2 a 1

 (foto:(Foto:Yamaguchi/Eleven)
Escrito por

Após três rodadas sem vitórias, Atlético-PR e Figueirense se encontraram na Arena da Baixada buscando "desencantar" no Brasileirão. E quem levou a melhor foi o time da casa. Com um final emocionante em Curitiba, a equipe rubro-negra venceu por 2 a 1 diante do seu torcedor.

O nome da partida foi o atacante Ewandro, autor do primeiro gol, de cabeça, e responsável pela belíssima jogada que resultou no segundo, marcado por Thiago Heleno, também de cabeça. No segundo tempo, Bruno Alves fez o gol de honra do Figueirense, que correu atrás até os minutos finais, mas não conseguiu sair de campo sequer com um empate. A equipe de Santa Catarina acertou uma bola no travessão nos acréscimos.

Com o resultado, o Atlético-PR foi aos quatro pontos e sai momentaneamente da da lanterna e da zona de rebaixamento, parte da classificação que agora é frequentada pelo Figueirense, com apenas três pontos.

O jogo

Apesar dos dois gols dos anfitriões ainda antes do intervalo, o equilíbrio prevaleceu em boa parte da etapa inicial em Curitiba. Em uma partida muito movimentada, o Figueirense conseguiu ameaçar a meta de Weverton em alguns lances, mas não teve a pontaria afiada do Atlético para balançar as redes, além de ter falhado em lances capitais. No cruzamento de Eduardo pelo lado direito, Gatito Fernández ficou indeciso e não saiu do gol. Melhor para Ewandro, que teve liberdade para tocar de cabeça sem muito esforço e inaugurar o marcador.

Sem se abater com o gol, o Figueirense teve bons momentos e chegou a carimbar a trave com Rafael Moura. Mas o atacante Ewandro estava em uma noite inspirada. Próximo dos 45 minutos, o jogador passou por três adversários e fez linda jogada antes de colocar a bola na cabeça de Thiago Heleno: 2 a 0. 

No segundo tempo, o Figueirense não apresentou o mesmo ímpeto da etapa inicial e encontrou dificuldades principalmente para encontrar espaços e sair para o jogo. Não fosse o camisa 1 Gatito, o Furacão paranaense poderia ter transformado a vitória em goleada. Mas quando encontrou liberdade, o time visitante conseguiu chegar ao gol. No cruzamento que veio da esquerda, o zagueiro Bruno Alves cabeceou livre, diminuindo o marcador.

O gol do Figueira deu um pouco mais de emoção nos últimos 15 minutos da partida, que ficou mais aberta e com boas oportunidades para os dois lados. No apagar das luzes, Dudu carimbou o travessão e desperdiçou a oportunidade do empate. Alívio para o Atlético-PR, que não só conheceu sua primeira vitória no Brasileirão como também deixou o Z-4 e jogou o adversário Figueirense para a zona da degola.

ATLÉTICO-PR 2x1 FIGUEIRENSE

Motivo: 4ª rodada, Brasileirão 2016
Data/Hora: 28/05/2016, às 18h30
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Marcelino Castro de Nazaré (PE)

GOLS: Ewandro, 22'1ºT (1-0); Thiago Heleno, 43'1ºT (2-0); Bruno Alves, 28'2ºT (2-1)
Cartões amarelos: André Lima, Thiago Heleno (CAP); Jaime (FIG)
Cartão vermelho: Não teve.
Público/Renda: Não divulgados.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Cleberson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio e Hernani (Deivid - Intervalo); Nikão e Vinícius; Ewandro (Pablo - 36'2ºT) e André Lima (Walter - 23'2ºT). Técnico: Paulo Autuori.

FIGUEIRENSE: Gatito; Ayrton, Bruno Alves, Jaime e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Jocinei (Michael Ortega - Intervalo), Ferrugem (Dudu - 15'2ºT) e Bady; Ermel (Guilherme Queiroz - 37'2ºT) e Rafael Moura. Técnico: Vinícius Eutrópio.