Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo vence a primeira na Argentina e alcança marca considerável em mata-matas

Diante do Defensor y Justicia-ARG, Alvinegro venceu o primeiro duelo oficial em solo argentino na história: 3 a 0. Classificação também ratifica bom retrospecto contra gringos

(Foto: Javier González Toledo / AFP)
Escrito por

A vitória do Botafogo na última quarta-feira, diante do Defensa y Justicia, em Buenos Aires, não impressiona apenas pelo placar de 3 a 0 contra a equipe que briga pela liderança do campeonato local, pela primeira fase da Sul-Americana. Pela primeira vez em sua história, o Alvinegro venceu em solo argentino atuando por um torneio internacional.

Na Argentina, aliás, o Botafogo não vencia uma partida desde 1966, contra o Racing, em Avellaneda. Na ocasião, em vez de estar em jogo uma vaga em competição continental, o clube carioca disputava um torneio amistoso chamado Torneio Carranza, no qual acabou campeão - Independiente e Spartak Praga também estavam na disputa.  


Já em jogos oficiais na Argentina, todos recentes, o Botafogo foi derrotado em todas as quatro ocasiões - duas pela Sul-Americana (contra River Plate e Estudiantes, em 2007 e 2008, respectivamente) e duas pela Libertadores (contra San Lorenzo e Estudiantes, em 2014 e 2017, respectivamente). 

BEM EM MATA-MATAS CONTRA GRINGOS

Contudo, por falar em jogos ainda frescos na memória do torcedor, o Botafogo, no geral, vai bem, obrigado. Em suas redes sociais, o jornalista Thiago Franklin ressaltou a boa fase do Glorioso em mata-matas contra estrangeiros. Desde as oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2011, quando perdeu para o Santa Fé, da Colômbia, o clube não cai em fase decisiva para gringos. 

Neste ínterim, são sete duelos de invencibilidade para o lado alvinegro - quatro pela Libertadores e três pela Sul-Americana. Os adversários foram: Deportivo Quito-EQU (2014), Colo-Colo-CHI (2017), Olimpia, Nacional-URU (2017), Audax Italiano-CHI (2018), Nacional-PAR (2018) e Defensa y Justicia-ARG (2019).

Para seguir com o bom momento diante de equipes estrangeiras, o Botafogo espera o próximo rival pela segunda fase da Sul-Americana de 2019 ser definido em sorteio, que ocorrerá apenas ao fim da fase inicial - em maio.