Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vaga continental e se igualar a Loco: os objetivos de Sassá contra o Grêmio

Em ano atípico, Sassá se consolida como artilheiro do Botafogo e busca a cereja do bolo em jogo que pode ser despedida. Com 12 gols, ele tenta igualar número de Loco Abreu em 2011

Sassá é o artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro, com 12 gols marcados (Foto: Vitor Silva)
Escrito por

Um ano de extremos. Desde o começo fora por conta da recuperação de cirurgia no joelho - realizada em novembro de 2015 - até a artilharia e projeção nacional no Campeonato Brasileiro. Com 14 gols na temporada, Sassá voltou a marcar nesta reta final - contra a Ponte Preta - e tem no jogo contra o Grêmio, domingo, a grande chance de seguir sendo decisivo e assegurar a classificação alvinegra para a Libertadores. Mas seria uma despedida do Botafogo?

Conforme o LANCE! antecipou, o centroavante de 22 anos e revelado no Alvinegro tem atraído o interesse europeu. Clubes da Rússia já consultaram a situação de Sassá. Valorizado, a tendência é de que o Glorioso busque negociar o jogador na abertura da janela de transferências internacional. Até por isso, o Glorioso não perdeu tempo e acertou com Roger, centroavante ex-Ponte Preta.

Independente de ser sua última partida ou não, o centroavante alvinegro vive um momento especial. 2016 foi o ano em que mais vezes balançou as redes. No Brasileirão, foram 12 tentos, podendo igualar o feito de Loco Abreu no jogo diante do Grêmio. Isso porque o uruguaio - nesta década - foi o atacante do Botafogo que mais vezes balançou as redes em uma edição de Brasileiro: 13 vezes, no campeonato de 2011. Com um a menos (12), Sassá pode coroar a temporada se igualando a um ídolo contemporâneo da história do Botafogo.

ARTILHEIROS DO BOTAFOGO EM CADA EDIÇÃO DO BRASILEIRO:

(2016) Sassá - 12 gols
(2014) Zeballos e Emerson Sheik - 6 gols
(2013) Rafael Marques e Elias - 10 gols
(2012) Elkeson - 11 gols
(2011) Loco Abreu - 13 gols
(2010) Loco Abreu - 11 gols

Média quase de um gol a cada dois jogos

Se for olhar o número de jogos disputados, os gols de Sassá impressionam ainda mais. Sua média atual é de 0,48 gols por jogo (disputou 29 partidas e balançou as redes 14 vezes no ano). Se marcar contra o Grêmio, pode alcançar a média de um tento a cada dois jogos neste ano, pelo Botafogo.

A comparação com os outros companheiros também engrandece ainda mais a temporada do centroavante de 22 anos. O vice-artilheiro do Botafogo em 2016 é Neilton, que balançou as redes 12 vezes. Contudo, o camisa 7 - que não deve permanecer para a próxima temporada - precisou de 54 jogos para alcançar esses números. Foram 15 partidas a mais disputadas em relação a Sassá, que segue soberano para ser o artilheiro do Glorioso nesta temporada atual.

Em 89 jogos desde que subiu para os profissionais, em 2012, Sassá marcou 27 gols pelo Botafogo. Os números foram evoluindo progressivamente: em seu primeiro ano, balançou as redes uma vez. Na temporada seguinte (2013), seguiu marcando apenas uma vez. Até por isso, foi emprestado e disputou a Série B pelo Náutico, em 2014. No ano passado, foi o artilheiro do time, junto com o centroavante Bill, com 11 gols. Esse ano, marcou 14 vezes.

Até por isso, os companheiros elogiam o bom momento do centroavante:

- O Sassá é um grande jogador, que tem vivido um grande momento. Espero ajudar ele e toda a equipe em Porto Alegre - limitou-se a dizer Rodrigo Pimpão.