Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Último encontro na Série A inspira o Botafogo contra o Santa Cruz

Glorioso venceu o Tricolor Pernambucano por 3 a 0, em 2006, no Estádio do Maracanã

Dez anos atrás: Jorge Henrique no Santa Cruz e Juca no Botafogo (foto: Julio Cesar Guimaraes/Lancepress!)
Escrito por

O último confronto entre Botafogo e Santa Cruz, na Série A do Campeonato Brasileiro, ocorreu há dez anos. Na última participação do time pernambucano na elite nacional, antes do longo hiato, o Glorioso venceu por 3 a 0. Nada mal para inspirar o time, agora dirigido por Ricardo Gomes, a superar novamente o rival desta tarde. Em 2006, o duelo foi no dia 5 de outubro, no Maracanã. Neste domingo, o Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG), será o palco da partida. O início está marcado para às 16 horas e o site do LANCE! irá transmitir o duelo em tempo real.

Aquela equipe de 2006 era comandada por Cuca, que fez sucesso em General Severiano mesmo sem conquistar um título. O triunfo ajudou a estabilizar o time alvinegro na parte intermediária do Brasileiro, ao passo que afundou ainda mais o Tricolor do Arruda na lanterna. Desta vez, o Botafogo quer, acima de tudo, sair do Z4. Mesmo Z4 que o Santa Cruz entrou após não sustentar seu surpreendente início de competição.

- Agora, somos nós, que estamos aqui, que vamos escrever a história. Faz muito tempo, mas temos a oportunidade de conseguir uma nova vitória. Vamos nos concentrar para esse jogo. Precisamos fazer uma grande partida e ganhar confiança - entende Bruno Silva, que, dez anos atrás, rodava pelo futebol mineiro em busca de afirmação no futebol, aos 19 anos.

O volante marcou um dos gols do Alvinegro na última rodada (derrota de 5 a 3 para o Atlético-MG), e deve ser titular mais uma vez da equipe alvinegra. Contra um time que também está mal das pernas, ele acredita que a partida de daqui a pouco será uma "guerra de nervos".

- O lado psicológico influencia, sim. Tem gente que se influencia. Vai ser pegado, disputado, como é em todo o Brasileiro. Mas o Botafogo tem que estar com a cabeça tranquila. Vai ser uma guerra. Seja qual for a circunstância que o jogo apresentar, estaremos preparados - garante o camisa 8.

O meia-atacante Zé Roberto, o meio-campista Juca e o atacante Reinaldo marcaram os gols do Glorioso, em 2006. Os mesmos três gols que o time de Ricardo Gomes conseguiu fazer nas duas últimas partidas. É preciso, agora, melhorar o desempenho defensivo e, se possível, sem Sidão precisar buscar nenhuma bola na rede.

O passado inspira, mas é o desempenho no presente que será crucial para o resultado do Botafogo contra o Santa Cruz. O futuro, em breve, dirá.

Quando o Santa se deu melhor

Se o Botafogo leva a melhor ao olhar para dez anos atrás, na elite, os encontros entre o Glorioso e o Santa Cruz, em 2015, na Série B, foram terríveis para o time carioca. No primeiro turno, no Arruda, Grafite reestreou e decretou o 1 a 0. Os três pontos ficaram em Recife (PE). Na segunda parte da competição, com o retorno à Série A já garantido, os pernambucanos vieram ao Rio e aplicaram 3 a 0 em pleno Estádio Nilton Santos.

Em 2010, o Santa também foi algoz do Alvinegro, desta vez na Copa do Brasil. Após vencer fora de casa, por 1 a 0, o Botafogo perdeu em casa por 3 a 2 e foi eliminado da competição.