Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dia do próximo clássico marcará 5 anos de ilustre vitória do Botafogo

No dia 3 de março, Flamengo e Bota se enfrentam no Nilton Santos, com mando rubro-negro. O L! lembra que na mesma data, há cinco anos, o final foi feliz para o Alvinegro...

(Foto: Acervo LANCE!)
Escrito por

Com duas vitórias em dois jogos na bagagem, Alberto Valentim terá o seu primeiro teste de ferro no próximo sábado, dia do clássico contra o Flamengo, no Estádio Nilton Santos. Confirmado na última segunda, o palco do confronto, a ser disputado pela terceira rodada da Taça Rio, chama a atenção pelo fato de o mando de campo ser do Rubro-Negro. 

Além de refletir tempos de paz na relação entre os clubes, o jogo traz uma memória relevante para o torcedor alvinegro. No dia 3 de março, quando ocorrerá o duelo, completará cinco anos da última vitória do Botafogo sobre o Flamengo em seu estádio. Isso pelo Campeonato Carioca, pois, no ano passado, venceu o time da Gávea pelo Brasileirão.

Em 2013, assim como neste sábado, o mando também pertencia ao Flamengo, que defendia um tabu de quase três anos sem ser derrotado pelo Botafogo. Na ocasião, visitante em sua própria casa, o Glorioso venceu por 2 a 0, com gols de Júlio César e Vitinho, sob o comando de Oswaldo de Oliveira.

Diferente do próximo compromisso, o daquela época foi válido pela Taça Guanabara. Mais precisamente, pela semifinal da Taça Guanabara, vencida pelo próprio Botafogo, que viria a ser campeão no Carioca daquele ano, pois também levantou a Taça Rio. Um dos líderes do vencedor elenco de 2013, Bolívar comentou sobre o peso que teve a vitória contra o Fla. 

- Sabíamos que seria muito difícil bater o Flamengo aquele dia. Sempre é, mas a nossa equipe estava muito segura em campo. Aquele jogo definiu muito a nossa temporada, pois o Oswaldo ainda estava desenhando a escalação. Vencer ali foi bastante importante - disse Bolívar, em conversa ao LANCE!.

É claro que o embate do próximo dia 3 não decide classificação ou título. No entanto, sobretudo para dar cancha ao início de trabalho de Valentim, é fundamental que o Botafogo repita o time de 2013, bata o Rubro-Negro, que possivelmente terá reservas em campo por conta da estreia na Libertadores (nesta quarta), e siga a boa sequência na Taça Rio. 

Além do já citado, é fundamental que o Botafogo "versão 2.0" mostre que a atuação contra o próprio Flamengo no primeiro turno, há cerca de duas semanas, está no passado e que o futuro com Valentim é, de fato, promissor. 

Relembre o time de 2013, que bateu o Fla no Nilton Santos

Entraram: André Bahia, Gabriel e Vitinho.

História do clássico de 3/3/2013

É provável que Jefferson, recuperado de lesão, volte a ser relacionado para o jogo deste sábado. Já no de cinco anos atrás, o goleiro foi o destaque em campo, quando freou a reação do Flamengo, brilhou com grandes defesas e ainda puxou o contra-ataque do segundo gol, marcado por Vitinho. 

Pode se dizer que aquela vitória do Botafogo foi marcante e implacável do primeiro ao último minuto. A última, cabe destacar, havia sido conquistada em abril de 2010, no 2 a 1 da cavadinha de Loco Abreu que garantiu a Taça Rio e o título estadual no Maracanã.

Um outro fator que colaborou para a relevância do triunfo foi que Zico completara 60 anos de idade naquele dia, por fim bordado de preto e branco.