Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo tem histórico positivo contra rivais equatorianos em torneios continentais

Botafogo e Barcelona (EQU) entram em campo nesta quinta-feira pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Bons resultados do Alvinegro podem gerar confiança

Walyson marcou três gols na contra o Deportivo Quito na última vez que o Botafogo jogou contra equatorianos (Foto: AFP / YASUYOSHI CHIBA)
Escrito por

Se tem um time que sabe como dar a volta por cima é o Botafogo. A campanha do início do Campeonato Brasileiro de 2016 foi uma das piores da história do clube. O Alvinegro pouco respirava e via o rebaixamento cada vez mais próximo. Para consertar a atuação da equipe, Jair Ventura, ainda sem experiência com times profissionais, assumiu o comando e ajudou o Botafogo a deixar a zona de rebaixamento e ficar entre os seis melhores da competição.

A alavancada que o time de General Severiano deu nas rodadas finais do torneio nacional rendeu vaga para as partidas classificatórias que antecedem a fase de grupo da Libertadores. Para chegar na etapa principal, o Alvinegro eliminou o Colo-Colo com o placar final de 3 a 2. Mais tarde bateu o Olimpia, nos pênaltis e, finalmente chegou à fase de grupos. Das duas partidas que disputou, voltou para o Rio de Janeiro com a vitória e 100% de aproveitamento.

Nesta quinta-feira, o Botafogo vai ao Equador para encarar o Barcelona de Guayaquil e a fonte de confiança da torcida do Glorioso vem de um histórico de vantagens que o clube carioca tem sobre os equatorianos.

A estreia contra times equatorianos foi em um amistoso realizado em 1954, contra o Valdez. Fora de casa, o Fogão empatou por 2 a 2. Na década de 60, duas goleadas marcaram a história do time alvinegro. A primeira foi em 1961, quando o Combinado de Pichincha perdeu por 5 a 0. Dois anos depois seria a vez do Glorioso vencer o Barcelona de Guayaquil pelos mesmos 5 a 0.

Anos mais tarde, em 2009, Botafogo e Emelec disputavam as oitavas de final da Copa Sul-Americana e o clube carioca levou a melhor ao eliminar os equatorianos por 3 a 2 (placar final) e garantir vaga nas quartas.

A última vez que o Botafogo enfrentou um time do Equador foi na Libertadores de 2014. Na primeira partida contra o Deportivo Quito, os alvinegros perderam por 1 a 0 na casa do adversário. Rivais já davam o time como eliminado, mas foi no Maracanã que a classificação veio na vitória por 4 a 0. No final do dia 5 de fevereiro de 2014, o Botafogo comemorava a permanência, totalizando um placar de 4 a 1 em cima dos equatorianos.

O primeiro confronto contra uma equipe de lá em 2017 promete ser acirrado. Ambos dividem a liderança do Grupo 1, com seis pontos. Para voltar para General Severiano com tranquilidade na competição, o Botafogo tem a missão de vencer o Barcelona (EQU) e abrir três pontos de vantagem contra o adversário na tabela.


Veja histórico de partidas entre Botafogo e clubes equatorianos:

12/08/1954 – Valdez 2 x 2 Botafogo – (Guayaquil)

06/01/1960 – LDU Quito 2 x 1 Botafogo – (Quito)

19/02/1961 – Combinado de Pichincha 0 x 5 Botafogo – (Quito)

16/01/1963 – Barcelona de Guayaquil 0 x 5 Botafogo – (Guayaquil)

11/10/1970 – Barcelona de Guayaquil 1 x 2 Botafogo – (Guayaquil)

27/04/1988 – Seleção do Equador 2 x 2 Botafogo – (Quito)

23/09/2009 – Botafogo 2 x 0 Emelec – Engenhão (Rio de Janeiro)

30/09/2009 – Emelec 2 x 1 Botafogo – George Capwell (Guayaquil)

29/01/2014 – Deportivo Quito 1 x 0 Botafogo – Olímpico Atahualpa (Quito)

05/02/2014 - Botafogo 4 x 0 Deportivo Quito - Maracanã (Rio de Janeiro)