Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sinal de alerta! Em 2004, Botafogo quase foi novamente rebaixado

Alvinegro escapou de um 'sobe e desce' apenas na última rodada do Brasileiro

Botafogo festeja o título da Série B (Foto: Francisco Stuckert/Lancepress!)
Escrito por


O Botafogo conquistou o título da Série B e tem bons motivos para comemorar. No entanto, é importante tirar uma lição do passado. O clube foi rebaixado em 2002, esteve na Série B do Campeonato Brasileiro no ano seguinte e subiu. Novamente na elite do futebol nacional, na temporada em 2004, o Alvinegro disputou pela primeira vez a competição no formato de pontos corridos.

A novidade da fórmula do Campeonato Brasileiro pode até ter servido como desculpa na época, mas a verdade é que, por muito pouco, o Botafogo não fez o ‘famoso sobe e desce’ na competição nacional.

Na edição de 2004 (foram 24 equipes), o Botafogo fechou o campeonato com 51 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento. Caíram naquela oportunidade Criciúma (50), Guarani (49), Vitória (48) e Grêmio (39).

Com o acesso confirmado desde a vitória sobre o Luverdense e agora garantindo também o título, os torcedores alvinegros esperam que o drama não se repita logo no ano seguinte após ter subido.

O presidente Carlos Eduardo Pereira e seus pares já estão cientes da necessidade de contratar e deixar um elenco mais  forte para a próxima temporada.