Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em seis dias, vaquinha da torcida do Botafogo supera valor arrecadado de campanha da Gestão CEP

Em 2015, ex-presidente havia lançado campanha "Nosso Jefferson", que arrecadou, em sete meses, R$ 23 mil; campanha feita pelos torcedores na internet teve R$ 30 mil

Torcedores do Glorioso arrecadaram mais de 30 mil reais (Foto: Reprodução)
Escrito por

A torcida do Botafogo mostrou sua força. Indignados pela situação dos funcionários do clube, que estão com dois meses de salários atrasados, os botafoguenses resolveram, na terça-feira da última semana, iniciar uma vaquinha na internet para arrecadar fundos e comprar cestas básicas aos trabalhadores. Seis dias depois, o valor conquistado é superior à quantia de uma campanha feita por Carlos Eduardo Pereira, ex-presidente, em 2015.

Na época, CEP estava no seu primeiro ano como presidente do Botafogo e pegava a equipe recém-rebaixada à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Pelas dificuldades envolvendo as novas cotas de televisão, o mandatário resolveu envolver a torcida com Jefferson, maior ídolo dos botafoguenses e que jurou lealdade ao Glorioso mesmo na Série B. O desafio era que a torcida doasse dinheiro para arcar com o salário do camisa 1, o mais alto do elenco.

A campanha "Nosso Jefferson", porém, foi um fracasso. Em pouco mais de sete meses no ar, a quantia arrecadada por de R$ 23 mil, o que não representava nem 10% de um vencimento mensal do goleiro, que ganhava R$ 300 mil. A diretoria, meses depois, até admitiu que a iniciativa não deu certo e cancelou o programa de financiamento coletivo.

Este fator, porém, não se repetiu em 2019. Com apenas seis dias no ar, a vaquinha para doar cestas básicas aos funcionários do Botafogo arrecadou mais de R$ 30 mil - um valor seis vezes maior à meta inicial. A mobilização dos torcedores foi tão grande que o valor, em um período de tempo extremamente menor, superou a campanha organizada pela campanha de Carlos Eduardo Pereira, atualmente vice-presidente geral do Alvinegro.

A vaquinha online, por ora, está paralisada. Com um bom valor arrecadado, o próximo passo é esperar duas semanas - prazo do site para liberar o dinheiro juntado - para comprar as cestas básicas. Apesar disto, funcionários da sede de General Severiano e do Estádio Nilton Santos já receberam doações de objetos de higiene pessoal e alimentos por conta dos jogadores do elenco profissional. Ao todo, mais de 200 cestas básicas foram entregues.