Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seedorf no Botafogo: há exatos dez anos, o craque holandês era anunciado pelo Glorioso

Meia de 36 anos à época, o multicampeão deu os últimos passos com uma passagem importante: guiou o Glorioso à Copa Libertadores após 18 anos

Escrito por

Era um igual 30 de junho, mas em 2012. Naquele sábado, no início da noite, o Botafogo anunciava a chegada de um dos jogadores mais lendários das últimas décadas do futebol mundial: Clarence Seedorf, então com 36 anos, fora oficializado para um contrato de dois anos.

E foi uma novela de praticamente um ano. Só então o presidente do clube à época, Maurício Assumpção, conseguiu colocar em prática um desejo pessoal, e o holandês multicampeão acabou por defender o Glorioso por um ano e meio. Após guiar o retorno do time à Copa Libertadores depois de 18 anos, ele se aposentou dos gramados para ser técnico do Milan (ITA).

Em 18 meses, foram 81 jogos e 24 gols. A apresentação foi no dia 7 de julho, uma semana depois, numa descida de helicóptero que seria, mas acabou não sendo no meio do gramado do Estádio Nilton Santos, antes do jogo contra o Bahia.

-> Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

O título conquistado foi o Campeonato Carioca de 2013, e o troféu foi levantado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O último jogo, contra o Criciúma, no Maracanã, teve lágrimas e um abraço caloroso no técnico Oswaldo de Oliveira, que também deixaria o clube dias depois.

Seedorf guiava o Botafogo (Foto: Paulo Sérgio/Lancepress!)