Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com números em queda, Botafogo remodela programa e busca recuperar sócios-torcedores

Alvinegro perdeu mais de 10 mil sócios desde o começo do ano; recentemente, "Camisa7", novo programa, foi lançado e busca criar uma nova comunicação com a torcida

Torcida do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Se dentro de campo as coisas caminham de forma irregular, fora das quatro linhas o Botafogo possui um desafio: conquistar novos sócios-torcedores. O número de associados do clube está em baixa desde o começo da temporada 2021 e, não à toa, o Alvinegro aposta em uma nova comunicação para tentar se recuperar neste sentido.

+ E a loja oficial? Botafogo está em negociações para buscar novo franqueado ao local

No começo da pandemia do Covid-19, em março do ano passado, o Botafogo promoveu, por meio da divulgação de uma nota oficial, uma série de descontos para que as pessoas não cancelassem os planos por conta da falta de partidas.

O Botafogo perdeu mais de 10 mil sócios-torcedores desde fevereiro. O rebaixamento à Série B do Brasileirão, claro, foi um fator-chave para esta queda em massa nos números. Vale ressaltar que o Alvinegro chegou a bater 30 mil sócios-torcedores duas vezes em 2020: em fevereiro, na chegada de Keisuke Honda, e julho, com a contratação de Salomon Kalou.

No mês passado, o Botafogo lançou o programa "Camisa 7", que substituiu o então "Sou Botafogo". Este foi criado após a contratação da Feng, uma empresa específica apenas para desenvolver o novo sócio-torcedor do Alvinegro. A companhia esteve à par de tudo: dos novos planos aos perfis nas redes sociais.

O número atual - pouco mais de 15 mil associados, até o momento de publicação desta matéria - é o mais baixo dos últimos meses. Por isto, o Botafogo resolveu mudar tudo que envolve o programa de sócio-torcedor: planos, nome, comunicação e apresentação visual. 

PROGRAMA CAMISA 7
O novo sócio-torcedor é baseado em trazer experiências para os torcedores, não apenas no que diz respeito a possíveis descontos de ingressos - isto, claro, quando o público nos estádios for liberado novamente no Brasil.

Na última semana, o programa promoveu um sorteio da camisa do Botafogo utilizada no triunfo sobre o Vitória, pela Série B, com a frase "Amor é Amor" no peito e a bandeirinha de escanteio na cor arco-íris, em alusão ao mês internacional do orgulho LGBTQIA+, dentro da plataforma para os sócios.

Há um sistema de pontos dentro da plataforma. Os associados vão juntando mais e mais com o passar do tempo e podem trocar por produtos licenciados do Botafogo.

A principal novidade que o "Camisa 7" trouxe foi que, pela primeira vez, um sócio-torcedor terá direito a voto nas eleições para presidente no Botafogo. Para isto, é preciso de dois de associação ininterrupta no Plano Glorioso, que custa R$ 149,90 por mês.

O programa também garante transparência para com o associado, como divulgado no próprio site do "Camisa 7": lives exclusivas com os dirigentes, votação em projetos que receberão recursos e relatórios mensais sobre os dados que envolvem o projeto.