Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

E o presente? Timidez do Bota nesta janela contrasta com o fim de 2016

Bem diferente de 2016, quando trouxe seis reforços, o Botafogo é um dos poucos times que ainda não contratou neste fim de ano. Definições no comando são a esperança da torcida

Será que nos últimos dias à frente do clube, o presidente Carlos Eduardo Pereira trará reforços? (Foto: Vinícius Britto)
Escrito por

Época de Natal, tempos de ganhar presente...mas cadê o da torcida do Botafogo? É o que se questiona o torcedor alvinegro desde o último dia 3, quando terminou o Campeonato Brasileiro e o Glorioso já sabia que viraria o ano sem uma penca de jogadores e sem a vaga na Libertadores de 2018. Mas, nada de reforços, pelo menos até agora, o que faz alguns botafoguenses até fazerem piadas nas redes sociais. 

Nitidamente, o foco da diretoria é um camisa 9 para substituir Roger, que foi para o Inter. Rafael Moura negociou e fechou com o América-MG, Anselmo Ramon foi oferecido, mas pouco avançou depois disso. Bergson, artilheiro da última Série B, outro nome tentado, jogará a Série A em 2018, mas pelo Atlético-PR. Gilberto é outro nome em pauta, mas o ex-São Paulo e Vasco têm como prioridade o exterior. 

Pelo lado dos campos, o Botafogo tentou Rildo, que acabou fechando com o rival Vasco. Quem está perto mesmo é Rony, que viria do Cruzeiro, em troca e mais R$ 4 milhões por Bruno Silva. O fato é que não chegou ninguém. Nem para o ataque nem para as demais posições, o que contrasta com o fim de 2016: Montillo, a cereja do bolo, foi presente de Natal.

Um detalhe: O Brasileirão daquele ano terminou oito dias depois (11/12) depois deste, mas o Botafogo entrou em campo para o último jogo, contra o Grêmio, fora, com dois nomes certos: Gatito e Roger. Depois, ainda vieram João Paulo, Gilson e Jonas, todos antes da virada do ano. 

Demais times ativos no mercado


Para piorar o cenário do botafoguense, os principais clubes do Brasil já anunciaram nomes de peso. Em Minas, Fred vai para o Cruzeiro, assim como Egídio; Ricardo Oliveira acertou com o Galo e Rafael Moura disputará a Série A pelo América. Em Porto Alegre, o Internacional fechou com o Roger.

Em São Paulo, o goleiro Jean acertou com o Tricolor Paulista, que ainda se aproxima de Diego Souza; o Corinthians fechou com Renê Júnior e Júnior Dutra. Por fim, o Palmeiras, em outro patamar financeiro, já trouxe Lucas Lima, Weverton e Diogo Barbosa. No Rio, o Vasco trouxe Desábato e Rildo.

Flamengo, Grêmio, Santos e Fluminense estão devendo, mas do quarteto, os dois primeiros terminaram a temporada depois dos demais times. Assim, resta à torcida do Botafogo consolar-se com Fluminense e Santos. 

Definições trarão reforços? 

Na última semana, houve definições importantes: Felipe Conceição acertou para ser o treinador e Anderson Barros já atua como novo gerente de futebol. Com esses nomes, será que agora a diretoria será mais ofensiva no mercado?