Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo pode reforçar boa sequência em jogos às 11h contra o Santos

 Desde que partidas pela manhã foram implantadas, Alvinegro venceu apenas dois duelos em tais condições, justamente as duas últimas partidas disputas sob tais circunstâncias

Botafogo vem de vitória em jogos de manhã, após o 1 a 0 sobre o Vasco, em junho (Foto: Thiago Ribeiro/Botafogo)
Escrito por

Jogos realizados de manhã não trouxeram boas lembranças ao Botafogo no começo, mas ultimamente o time vem nadando contra essa maré. Desde que partidas às 11h foram implementadas, em 2015, o Alvinegro teve nove duelos e venceu dois - justamente os últimos dois compromissos. Contra o Santos, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, pela 11ª rodada do Brasileirão, o Glorioso terá a chance de confirmar a sequência positiva no horário. O jogo será transmitido em tempo real pelo LANCE!.

A primeira partida do Botafogo no horário matinal foi realizada justamente em 2015, ainda quando o Alvinegro disputava a segunda divisão. Mais de 23 mil pessoas no Estádio Nilton Santos viram o time sair derrotado pelo Paysandu por 3 a 2. A impressão inicial dos compromissos às 11h, portanto, foi distante de um resultado positivo.

Um desses compromissos mal-sucedidos, inclusive, foi contra o Santos. Pela sexta rodada do Brasileiro de 2016, no Pacaembu, o Alvinegro foi goleado por 3 a 0 pelo Peixe. O clube de General Severiano encontrava dificuldades de vencer dentro e fora do Rio de Janeiro, já que cinco jogos desse retrospecto sem vitórias foram realizados na Cidade Maravilhosa.

O Botafogo amargou uma sequência sem vencer em partidas matinais até setembro do ano passado. O fim do jejum veio em um compromisso contra o América-MG, na 25ª rodada do Brasileirão, no Estádio Nilton Santos. Na ocasião, Rodrigo Lindoso, de cabeça, foi o responsável o triunfo por 1 a 0.

No último jogo realizado de manhã, o Botafogo venceu o Vasco pelo placar mínimo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

2019: confirmação do bom retrospecto?
O primeiro triunfo pode ter demorado, mas o Botafogo vem mostrando que o antigo jejum pode realmente ter ficado para trás. Na atual temporada, o time já disputou uma partida pela manhã: antes da Copa América, na sexta rodada do Brasileiro, o Alvinegro venceu o Vasco por 1 a 0, com gol de Diego Souza. Desta forma, o Glorioso vem de uma sequência de duas vitórias seguidas em jogos realizados às 11h.

Com a última vitória, o Botafogo pode "sacudir a poeira" e confirmar um novo retrospecto, desta vez positivo, em jogos realizados de manhã. A missão, porém, não será fácil: o Peixe é o vice-líder da competição, com 23 pontos, três atrás do Palmeiras, primeiro colocado. A partida, portanto, coloca frente a frente duas equipes de G6, já que o Botafogo, com 16 pontos ganhos após dez partidas disputadas, ocupa a sexta posição.

- Muda a questão de sono e alimentação diretamente. A questão da intensidade, depende muito. Contra o Vasco, jogamos em um dia que choveu, então acho que não atrapalhou. O que é fato num jogo de manhã é que, geralmente, vai ficando mais quente quando o jogador está mais cansado. Esse é outro fato para a gente tentar começar o jogo forte e fazer o resultado em cima de uma vantagem - analisou Eduardo Barroca, ao dizer sobre as diferenças na preparação para uma partida realizada de manhã.

Confira todas as partidas realizadas pelo Botafogo às 11h:
​Botafogo 2 x 3 Paysandu - 23/08/2015 (Estádio Nilton Santos)
Botafogo 0 x 1 São Paulo - ​15/05/2016 (Raulino de Oliveira)
Santos 3 x 0 Botafogo - ​05/06/2016 (Pacaembu)
Botafogo 1 x 1 Vitória - 12/06/2016 (Raulino de Oliveira)
Flamengo 0 x 0 Botafogo - 04/06/2017 (Raulino de Oliveira)
Botafogo 2 x 2 Coritiba - 11/06/2017 (Estádio Nilton Santos)
Paraná 1 x 1 Botafogo - 12/08/2018 (Vila Capanema)
Botafogo 1 x 0 América-MG - 16/09/2018 (Estádio Nilton Santos)
Botafogo 1 x 0 Vasco - 02/06/2019 (Estádio Nilton Santos)