Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Parceria no Botafogo? Veja jogadores sem espaço no Lyon, novo clube de John Textor

Intercâmbios entre atletas de clubes parceiros são comuns e podem ser alternativa com novo 'co-irmão' do Botafogo; Henrique, Thiago Mendes e Tetê são os brasileiros

Henrique, Thiago Mendes e Kadewere (Montagem Lance! Fotos: Divulgação / Lyon)
Escrito por

'Intercâmbios' e transferências entre clubes parceiros são rotina para os times que pertencem a John Textor. Uma nova instituição chegou para somar nessa "rede mundial de talentos", o Lyon, clube adquirido pelo norte-americano na última segunda-feira. O Botafogo, claro, também pode entrar no circuito em um futuro próximo.

+ Botafogo se aproxima de Eran Zahavi e tem contratação encaminhada

Além do Alvinegro, Crystal Palace, da Premier League, RWD Molenbeek, da segunda divisão da Bélgica, e FC Florida, time de base dos Estados Unidos, também pertencem a John Textor.

O Botafogo, mesmo em pouco tempo no "circuito Textor", já recebeu jogadores de clubes 'co-irmãos'. Dylan Talero veio após se destacar no FC Florida, mesmo clube que Niko Hämäläinen passou no começo da carreira. O boliviano Sebastian Joffre, que inicialmente veio para o time profissional mas desceu ao sub-23, veio do Crystal Palace. Darius Lewis foi outro que passou pelo processo e está no Alvinegro.

+ Saiba onde assistir aos jogos de ida das oitavas da Copa do Brasil

O Lyon, portanto, não deve fugir dessas "transações internas". Seja para o time profissional ou na base, é improvável pensar que um jogador dos Gones não passará pelo radar do Botafogo na próxima janela de transferências.

+ Lucas Piazon se destaca contra o Internacional e mostra credenciais para se firmar no Botafogo

O clube teve desempenho decepcionante em 2021-22. Oitavo colocado no Campeonato Francês e eliminado nas quartas de final da Liga Europa, o Lyon não vai disputar competições europeias na próxima temporada. O técnico Peter Bosz, apesar disso, recebeu um voto de confiança, mas deve promover mudanças no elenco - Alexandre Lacazette, ex-Arsenal, já foi anunciado.

Existe um mundo que algum atleta do Lyon chegue ao time principal do Botafogo? Apenas o futuro pode dizer. Os brasileiros do Gones são Tetê, Thiago Mendes e Henrique. O LANCE! mostra os jogadores da equipe que não tiveram e/ou podem perder espaço. Vale ressaltar que não há negociação, por enquanto, por nenhum dos jogadores citados.

Thiago Mendes (Volante, 30 anos): apesar de ter renovado o contrato até 2025 recentemente, tem o nome ligado a transferências de forma intensa - inclusive com o Flamengo. É um homem de confiança de Peter Bosz, mas o meio-campo é a posição mais disputada do Lyon.

Henrique (Lateral-esquerdo, 28 anos): cria do Vasco, o lateral-esquerdo não é a primeira opção de Bosz e foi reserva de Emerson Palmieri durante a temporada. O titular, contudo, vai retornar ao Chelsea-ING após empréstimo. O Botafogo, por sua vez, acabou de contratar Fernando Marçal para o setor.

+ VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO

Tino Kadewere (Atacante, 26 anos): primeira opção gringa, Kadewere é um atacante que atua pelos lados. Nascido em Zimbabue, o jogador de 26 anos teve 20 jogos na última temporada - a maior parte deles como reserva - e marcou um gol. Tem a velocidade como destaque.

Habib Keïta (Volante, 20 anos): criado nas bases do Lyon, o malinês é visto como uma promessa mas não tem espaço pela fartura de opções na posição. Seja como opção ao profissional ou base, o atleta entrou em campo apenas seis vezes na última temporada.

Ousseynou Ndiaye (Meia, 23 anos): o senegalês passou a temporada emprestado no Bourg-en-Bresse e deve ter o mesmo destino em um futuro próximo. É meia ofensivo e busca espaço para se desenvolver.