Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Parceria com a Caixa chega ao fim, e Botafogo ‘negocia com dez empresas’

Ao L!, Ricardo Rotenberg, vice-presidente de comercial e marketing do clube, agradeceu o banco estatal e detalhou a busca por um novo patrocinador máster: 'Sem pressa'

Botafogo, em imagem divulgação do acordo com a Caixa (Foto: Divulgação)
Escrito por

Com a virada do mês, encerrou o vínculo que a Caixa Econômica Federal possuía com o Botafogo. Uma das principais fontes de receitas do futebol brasileiro nos últimos tempos, o banco estatal não estendeu contrato com clube algum, e o Alvinegro, assim, deixará de receber os R$ 10 milhões anuais da parceria e, por ora, aguarda um acordo com um novo patrocinador. 

Neste sábado, em duelo com o Volta Redonda, por exemplo, o Glorioso atuará com a logomarca do Sou Botafogo, o programa de sócio-torcedor do clube. A revelação e detalhes das negociações do Botafogo com potenciais parceiros, não só para o espaço mais nobre na camisa, foram externadas por Ricardo Rotenberg, vice-presidente de comercial e marketing do clube, ao LANCE!.

- O Botafogo vai com a logo do Sou Botafogo (para o jogo deste sábado, no Estádio Raulino de Oliveira). Não há a seguinte preocupação: "Ah, não estamos com publicidade na camisa". A nossa preocupação é traçar negociações com potenciais patrocinadores que sejam bem relevantes financeiramente. Temos N negociações em planejamento, para máster e outras posições na camisa. Sem estresse algum. As negociações estão andando há várias semanas, e continuarão ao longo do mês de março, ou até em abril.

- Temos vontade de iniciar o Brasileiro com o patrocínio máster e outros concluídos. Mas, entre pegar um patrocínio hoje ou daqui a 30 dias que seja valor X-20%, prefiro esperar e firmar com um patrocínio X ou X+20% em um momento mais oportuno. Essa é a estratégia correta, pois tem muita gente interessada. Hoje, não posso citar nomes e nem quem pode estar mais encaminhado, até por não ter autorização delas, porém estamos negociando com cerca de dez empresas. Este número envolve todos os tipos de parceiros, não só o máster, mas também para algum tipo de associação ao Estádio Nilton Santos e parcerias em geral - emendou o dirigente, por telefone. 

Caixa: fim da parceria de R$ 10 milhões (Foto: V. Silva/SSPress/BFR)

O L! apurou que há, aproximadamente, três empresas privadas em conversas encaminhadas para ser o parceiro máster do Botafogo em 2019. 

AGRADECIMENTOS

Além de salientar o desejo de contar com um patrocinador máster até o início do Brasileirão, o que ocorrerá no dia 28 de abril, Rotenberg agradeceu à Caixa, que era a principal parceira do Botafogo desde o último trimestre de 2016, quando o acordo previa R$ 12 milhões anuais - valor que diminuiu em seguida.

- Eu estive com o superintendente de marketing da Caixa do Rio de Janeiro, o doutor Alexandre Sampaio, no início da semana, para agradecer pelos pouco mais de dois anos que tivemos com a Caixa e o tratamento excepcional que o clube recebeu. Ele nos agradeceu, até pelo resultado espetacular de retorno para a empresa, e afirmou que teria vontade de seguir, mas que, por enquanto, há uma orientação para que não haja patrocínio junto ao futebol brasileiro. O Alexandre ainda sinalizou que gostaria de realizar novos projetos em conjunto com o Botafogo, talvez até fora do futebol, como uma parceria envolvendo um esporte olímpico. Isso seria a partir de abril. 

O Botafogo já iniciou o processo de retirada da logo da Caixa em suas dependências, como em backdrops e placas de publicidade - todos as imagens devem sair até o fim deste mês, de acordo com Ricardo Rotenberg. Para o clube, menos mal que Felipe Neto, um dos maiores youtubers do Brasil, renovou a parceria com o Glorioso e aumentou o investimento através da empresa Vigia Preço, exposta na propriedade comercial "esterno" da camisa - antes, junto ao irmão Luccas, investia via rede de lojas de coxinha Neto's. Os valores do acordo recém-firmado, contudo, não foram revelados. 

Em tempo: além do Vigia de Preço, Fit, Cercred e Baterax são outras empresas expostas nos uniformes do Botafogo. 

Sou Botafogo será estampado no lugar da logo da Caixa, já neste sábado, no jogo entre Botafogo e Volta Redonda (Foto: Divulgação)