Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Para encarar um desafio como este, você tem de estar pronto’, diz John Textor sobre o Botafogo

Em entrevista à Botafogo TV, investidor se diz entusiasmado por poder alcançar mais pessoas com seus projetos para o Alvinegro

Escrito por

O investidor John Textor não mediu palavras ao falar sobre o que fez com que ele selasse acordo com o Botafogo. Em entrevista divulgada pela Botafogo TV nesta terça-feira (11), o americano falou sobre como se vê ao assumir a gestão do futebol de um clube centenário.

>>> Ao L!, especialista exalta perspicácia de John Textor ao traçar planos para investir no Botafogo

John Textor, durante chegada ao Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Botafogo)

- Bem, eu acho que se pessoas prestarem atenção, perceberão que eu estava procurando outros clubes. O que quero dizer é que ninguém acorda e diz: "Vou comprar o Botafogo". E, número 1: nenhuma pessoa deve sentir, nunca, que comprou um clube como esses, porque eles pertencem às pessoas, à torcida - e frisou:

- Eu acho que a oportunidade de ser dono de um clube é, na verdade, a oportunidade de ser seu "cuidador", certo? O clube existe desde muito antes de eu estar vivo e vai continuar existindo muito depois... - completou.

Em seguida, Textor detalhou o que fez com que ele voltasse seus olhos para o futebol brasileiro. 

- Então, considerando que acordei e decidi vir para o Brasil, que seria incrível, que poderia estar aqui para o início disso tudo. Serei honesto: estava olhando para clubes da primeira divisão que já estavam lá, que já tinham alguma estabilidade, mas estava olhando para mercados menores, oportunidades menores. É uma coisa enorme, sabe, acordar e dizer: "Vou lá comprar o Newcastle United, ou o Botafogo, ou o Benfica". Esses são os grandes e lendários clubes...

Textor falou sobre a responsabilidade de assumir o controle do futebol de um clube do porte do Alvinegro.

- Eles podem ter caído um pouco do seu nível de excelência e isso é uma situação ainda mais difícil, porque os fãs tem uma memória, uma nostalgia, acreditam de coração que merecem ver o time nesse nível novamente. Para encarar um desafio desses, você precisa estar pronto para ele. Novamente, você não acorda e diz "Vou comprar o Botafogo!". Mas aí, como o Botafogo aconteceu? Sabe, eu estava perto de me decidir por outro clube, e esses dois jovens que trabalhavam para mim não paravam de mencionar o Botafogo - e relembrou a forma como foi convencido a gerir o Alvinegro:

- Eles me diziam "John, deixa a gente te mostrar porque "maior é melhor". Deixe a gente te mostrar porque esse desafio será mais gratificante, como essa oportunidade tem muito mais a ver com quem você é". E eu acho que essa oportunidade realmente tem tudo a ver com quem eu sou, como pessoa. E aí começou a parecer possível. E acho que é assim com qualquer pessoa, conforme você vai chegando mais e mais perto de um sonho, você se convence que tem que conseguir. E é por isso que eu estou aqui - finalizou.

O investidor não escondeu que se sente um privilegiado por estar à frente do clube.

- Mas não, não posso dizer aos fãs aqui que, sabe, eu vivo e respiro Alvinegro, o que a Estrela Solitária é meu travesseiro em casa, porque o Botafogo é daqueles clubes que você não imagina poder estar envolvido, sabe? Então, estou honrado que tudo deu certo, e que o sonho de um clube tão grande é agora possível pra mim, e eu acho que é provavelmente o certo pra mim, acho que estou à altura desse desafio.

Além disto, manifestou a dimensão que é assumir o Botafogo.

- Era engraçado eu estar olhando para clubes pequenos, porque em tudo que eu fiz até então eu via que eu vim a essa Terra para mudar o mundo. Você só pode mudar o mundo quando toca muitas pessoas. Com o Botafogo, posso tocar muitas e muitas pessoas - declarou.