Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nas mãos de Gatito: goleiro repete dose e garante vaga do Botafogo

Paraguaio defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis e é fundamental para a classificação do Alvinegro na Copa do Brasil; no tempo normal, fez duas grandes defesas

Gatito Fernández na partida contra o Náutico (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Um velho conhecido do torcedor do Botafogo apareceu para resolver a disputa de uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil: o frio Gatito Fernández embaixo das traves. Após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, em partida realizada no Aflitos, coube ao paraguaio repetir a cena de herói que já esteve acostumado em épocas passadas.

O camisa 1 defendeu duas cobranças do Timbu e foi um dos principais responsáveis para garantir a classificação do Botafogo. Ronaldo Alves e Paiva pararam nas mãos do goleiro, importante assim como em Assunção, pela segunda fase preliminar da Libertadores, em 2017, contra o Olimpia, e na final do Campeonato Carioca, em 2018, diante do Vasco.

Gatito Fernández, vale ressaltar, está acostumado a defender pênaltis: pelo Botafogo, o arqueiro pegou 12 das 28 cobranças - contando disputas máximas - que enfrentou. O paraguaio, consequentemente, possui uma taxa de 42,9% de sucesso diante dos atletas rivais. 

Não apenas nos chutes da marca da cal, mas Gatito Fernández também foi importante durante o tempo regulamentar. Logo aos dois minutos, defendeu uma cabeçada de Matheus Carvalho perto da pequena área. A defesa mais importante foi em um mano a mano com Erick, tirando o ângulo do atacante do Náutico já na reta final da partida.

O paraguaio, marcado por ser frio e não se mexer na linha do gol até o movimento do cobrador, possui um dos maiores aproveitamentos de defesa de pênaltis do futebol brasileiro. Após a partida contra o Náutico, o camisa 1 foi abraçado pelo elenco.

PÊNALTIS DEFENDIDOS POR GATITO FERNÁNDEZ NO BOTAFOGO:

1. ​Richard Ortiz (Olimpia) - Libertadores - Disputa de pênaltis
2. Jorge Mendonça (Olimpia) - Libertadores - Disputa de pênaltis
3. Julián Benitez (Olimpia) - Libertadores - Disputa de pênaltis
4. Diego Souza (Sport) - Copa do Brasil - Oitavas de final
5. Jô (Corinthians) - Campeonato Brasileiro
6. Cueva (São Paulo) - Campeonato Brasileiro
7. Marcelo Oliveira (Grêmio) - Campeonato Brasileiro
8. Thiago Carleto (Coritiba) - Campeonato Brasileiro
9. Werley (Vasco) - Campeonato Carioca - Final
10. Henrique (Vasco) - Campeonato Carioca - Final
11. Ronaldo Alves (Náutico) - Copa do Brasil - Segunda fase
12. Paiva (Náutico) - Copa do Brasil - Segunda fase