Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo demonstra foco e, em outubro, se aproxima de objetivo final; veja o que falta para o acesso

Com 96% de chances de subir, Alvinegro tem na força dentro do Nilton Santos um dos trunfos para garantir o acesso à Série A do Brasileiro, principal objetivo do clube

No Nilton Santos, Botafogo tem o melhor aproveitamento da Série B do Brasileirão (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Encerrada a 32ª rodada da Série B do Brasileirão, o Botafogo fecha outubro tendo dado passos importantes rumo ao objetivo final da temporada: o acesso à elite do futebol nacional. Nas cinco rodadas do mês, o time de Enderson Moreira deu boa resposta à derrota em casa, para o Avaí, e mostrou foco para os problemas extra-campo não influenciarem nas quatro rodadas seguintes.

A resposta para o revés em casa (apenas o segundo na Série B) foi imediata, ao vencer o CRB por 2 a 0. A sequência positiva seguiu com um empate sem gols diante do Cruzeiro, fora de casa, e com o triunfo por 3 a 0 sobre o Brusque, em uma das melhores apresentações da equipe na temporada. Na ocasião, o time ainda demonstrou foco total, ao não deixar o extra-campo influenciar no jogo, marcado pelo protesto silencioso pelo atraso nos direitos de imagem - o qual foi solucionado, como prometido, pela direção do clube na semana seguinte.

O encerramento do mês só não foi perfeito, com direito à liderança, pois o time ficou no 1 a 1 com o Goiás, fora de casa. O resultado - mais um diante de um rival que está no G4 - não é para ser desprezado, e permite ao Botafogo ver a possibilidade real de título na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, por mais que o objetivo final permaneça sendo o retorno à elite do futebol.

Em novembro, serão disputadas as seis rodadas finais da Série B. Com três jogos em seus domínios, o Botafogo tem tudo para conquistar o acesso sem sustos. Afinal, o clube, em seus domínios, é o de melhor aproveitamento na segunda divisão: 83,3% (13 vitórias, um empate e duas derrotas em 16 duelos).

As contas para o acesso e título já podem ser feitas. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Botafogo tem 96% de chances de subir e 38,7% de ser campeão. Confira a agenda do time em novembro, na reta final da Série B:

3/11 - 33ª rodada do Brasileirão
- Botafogo x Guarani, no Nilton Santos

7/11 - 34ª rodada do Brasileirão
- Vasco x Botafogo, em São Januário

11/11 - 35ª rodada do Brasileirão
- Ponte Preta x Botafogo, no Moisés Lucarelli

15/11 - 36ª rodada do Brasileirão
- Botafogo x Operário, no Nilton Santos

16, 19 ou 20/11* - 37ª rodada do Brasileirão
Brasil de Pelotas x Botafogo, no Bento Freitas

27/11* - 38ª rodada do Brasileirão
- Botafogo x Guarani, no Nilton Santos

*Rodada com horários, datas e locais ainda não detalhados pela CBF