Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Matemático revela pontuação para o Botafogo se classificar à Libertadores

Ao LANCE!, Tristão Garcia, do Infobola, afirma que Botafogo precisa de 'campanha de campeão' para chegar à Libertadores

Tiquinho Soares é uma das esperanças do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Com a recente boa fase no Brasileirão, o Botafogo mudou o foco para uma vaga em competições internacionais e traz a calculadora à tona para fazer contas por uma possível vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

+ Presidente do Botafogo revela que Textor tentou contratar Pedro, do Flamengo

A missão não é nada fácil. Ao LANCE!, o matemático Tristão Garcia, dono do Infobola, site especializado em cálculos de chances e estatísticas dos times brasileiros, passou um "número mágico" para o Alvinegro ficar no G6, zona que vai garantir uma vaga direta para a Taça Libertadores.

- É difícil, viu? Porque muitos outros times estão adiantados e na frente. Mas 61 pontos te garante entre os seis primeiros colocados, quase certo isso. Mas confunde muito a cabeça das pessoas pois se abrir mais vagas, o Flamengo se vencer os dois campeonatos (Copa do Brasil e Libertadores) dá mais vagas, o Corinthians também... É provável que tenhamos seis vagas diretas - afirmou.

Como três clubes que estão no G6 participam das finais da Copa do Brasil e Libertadores, a tendência é que mais duas vagas sejam abertas para o Campeonato Brasileiro. O cálculo para garantir uma vaga via G8 é um pouco menor.

- Não calculei para G8, mas é mais ou menos 50% do total de pontos (do Brasileirão). Então, isso dá 58 pontos. É aproximado. G8 é para fazer metade dos pontos. O Botafogo está muito atrasado, perdeu muito tempo. É difícil voltar para a Libertadores depois que teve uma situação de risco, mesmo que pequena - completou Tristão.

Todos os jogos precisam ser encarados como 'finais', mas Tristão deu a letra sobre qual é a partida mais importante para o Botafogo nesta fase: contra o Atlético-MG, no Mineirão, na 36ª rodada.

+ Botafogo cogita Adidas como fornecedora para o uniforme; John Textor deseja 'padronizar' clubes

- Tem que perseguir os mineiros. Abaixo não adianta olhar. O Botafogo está buscando a última vaga. O jogo contra o Atlético-MG é preciso ganhar, mas antes tem outros compromissos. Tem que fazer uma campanha de campeão, coisa de dois pontos por jogo. O Bragantino não pode ser adversário do Botafogo, tem que olhar para cima. O América e o Atlético estão mais perto - classificou.

De acordo com o exposto pelo matemático, o Botafogo precisa de 18 pontos em 24 pontos possíveis para garantir o G6 e 15 para o G8. Isso dá, respectivamente, 75% e 62,5% de aproveitamento. O atual número do Glorioso é de 46,2%.

- É fazer o que o Palmeiras faz o campeonato inteiro, mas em sete jogos. É planejamento, o campeonato de pontos corridos é muito longo. É para fazer campanha de campeão - finalizou.