Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo se isola no ‘Parque do China’, em colônia alemã no ES

Grupo alvinegro é esperado no resort situado em Domingos Martins na noite desta segunda. Local recluso tem chancela da Fifa e recebeu investimentos milionários

Campo do China tem a chancela da Fifa e quase recebeu a seleção de Camarões durante a Copa (Foto: Felippe Rocha)
Escrito por

Dizer que o China Park fica dentro da pequena cidade de Domingos Martins é quase leviano. Para chegar ao oásis entre os milhares de hectares de eucaliptos da serra do Espírito Santo, a BR-262 é a rota. Porém, na mesma rodovia, somente 35km depois da entrada da cidade é que há o início estrada que leva ao parque. Exatamente. São mais cinco quilômetros morro acima até o resort onde a delegação do Botafogo vai se preparar a partir da noite desta segunda.

Os jogadores treinam em dois períodos, nesta segunda-feira, General Severiano, e depois embarcam para Vitória, de onde seguem para o parque. No local, os jogadores terão uma ampla área restrita e um centro de treinamento com chancela da Fifa, mas também poderão desfrutar de piscina, sauna, tirolesa, lago de pesca, cinema e outras zonas de lazer comuns aos demais hóspedes do local, inclusive com a presença de animais ao ar livre.

O China Park fica num lugar daqueles pelo qual ninguém passa por: só chega quem tiver aquele como o destino final. Tanto que entre a entrada oficial de Domingos Martins e a estrada que leva ao resort há a entrada do município de Marechal Floriano. Mas o investimento para receber o Botafogo neste início de 2016 não foi pequeno.

- Compramos os equipamentos da academia conforme as necessidades deles. Foram R$ 260 mil investidos apenas na academia - explica Valdeir dos Santos, o China, cujo apelido dá nome ao empreendimento situado na cidade de colonização alemã. Em Domingos Martins, os 34 mil habitantes ostentam a arquitetura e até o idioma germânico nas paredes e nas instituições oficiais.

'Não tem crise'

O local, também chamado de 'Parque do China', tem 1.200.000 m² e, após comprar como sítio a área, em 1994, o China resolveu capitalizar. E a grande ideia surgiu em 2003:

- Construo chalés e vendo. Quando o cara não estiver, eu alugo. Ele não paga condomínio e eu ele ganhamos dinheiro. Esse dinheiro paga as obras - resume, antes de completar:

- Nós aumentamos a lotação em 30% ao ano, é mais que a China. Aqui não tem crise. Estamos com 15 obras.

Tudo isso porque os investimentos não param. E não começaram agora. Entre 2011 e 2012, para se credenciar como possível instalação e receber seleções durante a Copa do Mundo de 2014, Valdeir sonhou e investiu.

- Eu fiz o projeto, apresentei ao governo estadual (do Espírito Santo), recebi críticas, mas foi aprovado. Eles financiaram R$ 4 milhões dos 12 que foram utilizados para a construção do CT - explica China, que garante seguir pagando pelo valor cedido pelo estado.

Seleções como Camarões sondaram o local, mas acabaram não ficando durante o Mundial. Mas o Paraná Clube já treinou no parque, assim como o Doze, do próprio Espírito Santo.